Publicidade Continue a leitura a seguir

Os pedidos dos famosos no sapatinho do país

Foto: João Manuel Ribeiro

Publicidade Continue a leitura a seguir

Miguel Vieira

Foto: Manuel Azevedo/Global Imagens

Acesso gratuito à cultura

“É necessário haver mais eventos culturais sem que seja preciso comprar bilhete. Uma sociedade mais cultivada é também uma sociedade mais evoluída e com opinião válida, e é preciso criar condições para que as pessoas acedam aos espetáculos e exposições de forma gratuita.”

Sónia Araújo

Foto: Diana Quintela/Global Imagens

Um passe de magia que acabasse com os sem-abrigo do país

“Temos um país maravilhoso. Com pessoas maravilhosas. Pacífico, com um clima e geografia fantásticos. Dotado de leis completas (embora nem sempre aplicadas e exequíveis), com profissionais de saúde ao mais alto nível. Nas mais variadas áreas fazemos história e damos nome a Portugal. Temos passado, somos presente em franca projeção, podemos com margem sonhar o futuro… Por que razão não acreditamos mais em nós, não nos valorizamos mais, por que razão não nos premiamos mais, por que razão continuamos a ter tantas famílias no limiar da pobreza, por que razão continuamos a ter gente sem teto? Vamos dar esse presente a nós próprios?”

Tiago Brandão Rodrigues

Foto: Gonçalo Delgado/Global Imagens

A “Inquietação” do José Mário Branco

“Para que nos desacomodemos e para que possamos, como sociedade, dar mais tempo e espaço para que pais, alunos e professores possam fazer da Educação um momento de realização individual e de progresso coletivo.”

Tânia Ribas de Oliveira

Foto: Sara Matos/Global Imagens

Igualdade de oportunidades

“Pôr em prática o que já está escrito no papel, ou seja, integração no mercado de trabalho de pessoas com deficiência, o que muitas vezes não acontece. As empresas fazem ouvidos moucos a essa realidade e eu daria aos portugueses essa igualdade de oportunidades.”

Herman José

Foto: Gerardo Santos/Global Imagens

Sultanato do Brunei

“Oferecia ao país o sultanato, mas sem o sultão. Afinal, 34 mil milhões por ano de ‘income’ [receita] ajudariam a melhorar a vida dos portugueses.”

Sílvia Rizzo

Foto: João Manuel Ribeiro/Global Imagens

Justiça e bom senso

“Porque a nossa justiça há muito que se tornou na maior das injustiças. Bom senso para aqueles que, urgentemente, devem fazer alguma coisa para ajustar as leis. Feliz Natal.”

Paulo Pires

Foto: Natacha Cardoso/Global Imagens

Melhores condições para os mais velhos

“Daria mais amor. Pelos outros, pela natureza, pelo que nos rodeia. Daria também mais gosto pela cultura em geral. Mais e melhor educação. E, claro, melhores condições de vida para os mais velhos, que bem o merecem.”

Kiko Martins

Foto: Jorge Amaral/Global Imagens

Uma alheira e um lombo de bacalhau

“Apesar de serem dois dos maiores ícones da gastronomia portuguesa normalmente não estão juntos. Pessoalmente gosto de misturá-los. Fazer um bacalhau à Brás e misturar com alheira: vão ver que fica uma delícia.”

Ricardo Pereira

Foto: Igor Martins/Global Imagens

Tempo

“Era o que gostaria de oferecer às famílias para poderem estar mais uns com os outros. O Mundo tornou-se algo rápido de mais, o que dificulta e nos inibe de estar tanto tempo quanto gostaríamos ao lado de quem mais gostamos. Assim, desejo tempo para as pessoas e as famílias desfrutarem da companhia dos mais próximos e viverem mais as relações humanas, que é uma coisa que, hoje em dia, devido aos nossos compromissos e às nossas profissões, não temos tanto tempo para o fazer.”

Diogo Amaral

Foto: Filipe Amorim/Global Imagens

Sistema de saúde eficiente

“Gostava muito de oferecer aos portugueses um Sistema Nacional de Saúde mais eficiente e que corresponda às muitas necessidades da população. Todos os dias vemos notícias de falta de equipas médicas ou, mais recentemente, o encerramento de urgências. Este tipo de cuidados devia ser algo que a população teria por adquirido mas, infelizmente, isso é algo que não acontece. Espero, assim, que 2020 nos traga um SNS mais eficaz e de confiança, porque os portugueses merecem.”

Cláudia Vieira

Foto: Gonçalo Villaverde/Global Imagens

O aumento do salário mínimo

“Peço este aumento sem qualquer consequência para as pequenas e médias empresas, como a subida de impostos, para que as mesmas se mantenham no ativo e que possam dar mais qualidade de vida aos seus colaboradores, como um maior acesso à saúde e educação.”

Rui Paula

Foto: Gonçalo Villaverde/Global Imagens

Passadiço e ciclovia na EN 222

“É uma prenda para uma região mas que beneficiaria todo o país, pois estou a falar da estrada nacional que é considerada uma das mais bonitas do Mundo, em pleno coração do Douro Vinhateiro. E com um passadiço para as pessoas caminharem e uma ciclovia para as bicicletas ao longo do rio, entre a Régua e o Pinhão, ainda ficaria melhor e mais segura.”

Maria João Bastos

Foto: Leonel de Castro/Global Imagens

Concerto da Liliane Marise

“Para animar o país com a sua alegria, espalhar a sua felicidade e contagiar todos com a sua doce loucura, dava um concerto da Liliane Marise [a cantora que interpretou na novela da TVI “Destinos Cruzados”, tendo gravado um CD com os temas da personagem].”

João Paulo Rodrigues

Foto: Jorge Amaral/Global Imagens

Mais emprego

“Daria mais emprego e melhores condições em todas as áreas. Principalmente para os professores, para que sejam tratados de melhor forma e com mais respeito, pois a educação é a base de tudo. O trabalho dos professores é fundamental para o funcionamento da nossa sociedade. E são eles que estão a formar os nossos filhos.”

Catarina Gouveia

Foto: Diana Quintela/ Global Imagens

Casa para todos os sem-abrigo

“Oferecia um teto a todos os sem-abrigo deste país, um lugar onde pudessem sentir-se em segurança, que pudessem chamar de casa e tivessem todas as suas necessidades básicas supridas.”