Publicidade Continue a leitura a seguir

A Madonna portuguesa

Dora venceu o Festival RTP da Canção por duas vezes: em 1986, com Não Sejas Mau Para Mim, e em 1988, com Voltarei. Percorra a galeria de imagens.
Dora interpreta a música Não Sejas Mau Para Mim, em 1986.
Simone de Oliveira canta a Desfolhada, em 1969, e fica em primeiro lugar. Percorra a galeria de imagens para ver outros concorrentes do Festival RTP da Canção.
Em 1980, na primeira presença no Festival RTP da Canção, as Doce (Fátima Padinha, Teresa Miguel, Lena Coelho e Laura Diogo) conquistaram o segundo lugar. Participariam mais três vezes. Clique nas setas para ver as imagens seguintes de vencedores do festival.
Os Gemini foram os vencedores da edição de 1978, com Dai Li Dou.
Manuela Bravo venceu o festival em 1979, com Sobe, Sobe, Balão Sobe.
José Cid ganhou o Festival RTP da Canção em 1980, com Um Grande, Grande Amor.
Carlos Paião levou a música Playback ao Festival RTP da Canção, em 1981, e ficou em primeiro lugar.
À terceira tentativa, em 1982, as Doce ganhavam o Festival RTP da Canção com Bem Bom, escrita por Pedro Brito, Tozé Brito e António Pinho.
Maria Guinot ficou em primeiro lugar em 1984, com Silêncio e Tanta Gente.
Penso em Ti (eu sei) foi a canção vencedora em 1985, interpretada por Adelaide Ferreira.
Em 1989, os Da Vinci venceram o festival com a canção Conquistador.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto de Ricardo J. Rodrigues | Fotografia de Arquivo DN

«Não Sejas Mau para Mim deu vitória a uma estreante numa noite sem entusiasmo.» Há 32 anos, o Diário de Notícias trazia à primeira página a fotografia de Dora, uma rapariga de 19 anos que ninguém conhecia mas acabara de vencer o maior evento televisivo português. E fê-lo precisamente no ano em que o Festival da Canção teve a sua primeira grande crise: 1986.

«Pouco há a dizer sobre a forma como correu o festival, já que a ausência de público e de um júri nacional lhe retiraram a componente espetáculo, que fazia que fosse o grande acontecimento da música ligeira nacional», dizia o DN.

Nesse ano, o evento decorreu em estúdio, sem público a assistir. As canções foram gravadas nos centros de produção de Lisboa, Porto, Açores e Madeira. E, em vez dos habituais votos em todos os distritos, foram funcionários da estação pública a tomarem a cadeira de jurados. Uma desilusão para toda a imprensa.

O aparecimento de Dora acabou por trazer a energia que faltava, com a composição assinada por Guilherme Inês, Zé da Ponte e Luís Fernandes, antigos Salada de Frutas. Dora apanhou toda a gente de surpresa em Portugal. Dois anos depois de Não Sejas Mau para Mim, voltaria a ser a escolhida para representar Portugal na Eurovisão, com Voltarei.

CLASSIFICAÇÃO
Não Sejas Mau para Mim seria a última canção a subir ao palco da Eurovisão desse ano, em Bergen, na Noruega. Terminaria na 14.ª posição, entre 20 concorrentes.