Publicidade Continue a leitura a seguir

13 tragédias que aconteceram a sexta-feira 13

Reza a história que o Rei de França Filipe IV, o belo, prendeu e torturou centenas de cavaleiros templários pertencentes ao reino de Salomão. Registou-se no dia 13 de outubro de 1307, e a acusação foi de blasfémia e homossexualidade.
Em 1939, no dia 13 de Janeiro, um incêndio matou 36 pessoas na província de Victoria, na Austrália.
Durante a II Guerra Mundial, a aviação nazi largou cinco bombas no palácio de Buckingham. Era sexta-feira, 13 de Setembro de 1940.
A 13 de Junho de 1952 um avião militar sueco e os seus oito tripulantes desapareceram sobre as águas do Báltico. Dois aviões partiram em busca de destroços e acabaram por ser abatidos pelas forças soviéticas. Foi um dos mais tensos episódios da Guerra Fria.
A cidade de Nova Iorque viveu a 13 de Março de 1964 o célebre «assassinato de Kitty Genovese». Mais de 30 testemunhas assistiram sem intervir ao esfaqueamento de uma mulher em Kew Gardens. Este caso serviu como base de estudo para um fenómeno psicológico que é hoje chamado de «efeito-espetador».
Um dos piores desastres naturais da história atingiu o Bangladesh na sexta-feira, 13 de Novembro de 1970. O ciclone Bhola matou nesse dia 300 mil pessoas.
O avião que transportava uma equipa de râguebi uruguaia colidiu com os Andes a 13 de Outubro de 1972. Sobreviveram 16 pessoas, alimentando-se dos corpos dos que tinham morrido. Os seus relatos inspiraram o livro e o filme Alive.
No mesmo dia, 13 de Outubro de 1972, um avião da companhia Aeroflot que viajava de Paris colidiu numa estrada pouco antes de chegar ao aeroporto de Moscovo. 174 pessoas perderam a vida. Foi o maior desastre da aviação civil até à época.
A sexta feira, dia 13 de Outubro de 1989 foi um dia negro para a economia americana. Uma Black Friday que daria origem à crise do início dos anos noventa nos Estados Unidos.
Um vírus informático atingiu centenas de computadores de pessoas da IBM em Inglaterra. Foi a 13 de Janeiro de 1989 e foi um dos primeiros bugs informáticos da história.
Uma das maiores lendas do rap morreu numa sexta-feira, a 13 de Setembro. Foi em 1996. Tupac Shakur foi baleado à saída de um combate de boxe em Las Vegas. Tinha 25 anos.
Um rapaz de 13 anos foi atingido por um raio a 13 de Agosto de 2010 às 13:13 horas, durante um espetáculo aéreo em Suffolk, Inglaterra. Não teve assim tanto azar. Sobreviveu.
A 13 de Janeiro de 2012 o navio de cruzeiro Costa Concordia encalhou numa rocha no mar Tirreno, 100 quilómetros a norte de Roma. Morreram 32 pessoas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto de Marcelo Teixeira

É herança dos cultos pagãos, mas o cristianismo deu continuidade à superstição. Sexta, dia 13, é dia de infortúnio. Em companhias aéreas como a Lufthansa, por exemplo, a coisa é levada a sério – todas as filas 13 foram eliminadas. Mas também há quem lhe preste louvor: em Montalegre milhares concentram-se nas ruas da vila, com máscaras de bruxas e demónios, para assistir ao responso da queimada. Mas afinal o que é que esta data tem?

Jesus foi crucificado a uma sexta-feira, depois de uma ceia em que se sentaram 13 pessoas à mesa. A própria numerologia aponta o 13 como o mais incompleto dos números – há 12 meses no ano, 12 apóstolos, 12 tribos de Israel ou 12 constelações do Zodíaco.

Há até quem sofra de frigatriscaidecafobia, um medo irracional de sextas-feiras 13.

E se as estatísticas não comprovam que este é um dia mais azarado do que os outros, não falta quem acredite na lenda que Hollywood eternizou – a saga de filmes de horror rendeu, até hoje, perto de 500 milhões de dólares.

A verdade é que a História está cheia de episódios sinistros que parecem dar razão a quem quer acreditar no infortúnio da data. Conheça algumas das maiores tragédias deste dia.