Publicidade Continue a leitura a seguir

Qual foi o melhor jogo de ZX Spectrum de todos os tempos?

Nascida há 35 anos, a versão 48K do ZX Spectrum tornou-se ícone de uma geração inteira. Veja aqui dez dos jogos mais populares de sempre.
Formula 1 - Era ficar a ver os carros a passar e alimentá-los a combustível ou mudar os pneus quando vinham às boxes. E no entanto faziam-se campeonatos renhidíssimos.
Tetris. A arte de encaixar peças com formatos diferentes foi desenvolvida em 1984 pelo russo Alexei Pajitnov para a Spectrum e tornou-se num sucesso global.
Pacman. Comer as bolinhas, não ser encurralado pelos fantasmas, ou então anulá-los devorando-os após comer uma peça brilhante. É o jogo mais rentável de todos os tempos.
Atic Atac. Procurar os objetos que existem num castelo assombrado sem ser morto pelos inimigos. Era o jogo em que também se avançava de sala em sala, mas a perspetiva era de cima para baixo.
Jet Set Willy. Ou um boneco que tem de limpar todos os objetos sujos de uma casa sem ser apanhado pelos instrumentos que o podem ferir. A música de fundo ainda nos corre na memória.
Horace Goes Skiing. Atravessar uma estrada movimentada para poder ir buscar um par de esquis e depois lançar-se montanha abaixo. A Eurogamer definiu-o como um dos dez jogos mais marcantes de todos os tempos.
Football Manager. O primeiro jogo em que um treinador gere uma equipa e tenta trazê-la da quarta à primeira divisão.
Back to Skool. Eric tem de roubar o seu cartão da escola, cumprindo uma série de tarefas antes de ser apanhado pelos professores fora da sala de aula.
Manic Miner. O primeiro jogo com música no Spectrum. Um mineiro entra em vinte cavernas diferentes e tenta apanhar todos os objetos antes que o ar se esgote. A empresa Sinclair considerou-o o sexto melhor jogo de sempre.
Chuckie Egg. O jogador tinha de apanhar 12 ovos em cada nível antes que o tempo se esgotasse. Também podia apanhar milho para prolongar o tempo, mas nunca podia ser apanhado pelos patos. Um dos jogos mais jogados de todos os tempos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um teclado negro com as cores do arco-íris de lado. Uma cassete para cada jogo, que se metia no gravador, demorava largos e ruidosos minutos a entrar e, nas mais das vezes, não entrava à primeira, às vezes nem à segunda, mas quando entrava era uma alegria.

Há uma geração inteira de gente que foi feliz a jogar ZX Spectrum. A versão mais popular, o 48 k, nasceu há 35 anos e tornou-se no ícone de diversão de uma geração inteira – os que são hoje quarentões. Foi antes de Bill Gates e da Microsoft, antes dos Macs e das consolas de jogos. O cursor, aliás, não era cursor nenhum, eram as teclas OPQA (O para a esquerda, P para a direita, Q para cima, A para baixo) e space (para saltar).

Aqui deixamos uma lista de dez dos jogos mais populares de sempre em Portugal. Ficam algumas escolhas icónicas de fora, mas talvez nenhuma seja mais óbvia do que Paradise Café, um jogo de entretenimento adulto, em que um homem percorria a cidade em busca de animação e, caso perdesse as apostas com as prostitutas, era castigado pelo matulão Reinaldo. Bom, não era bonito.