Publicidade Continue a leitura a seguir

4 receitas de Jamie Oliver

Publicidade Continue a leitura a seguir

LINGUINE COM CURGETE & LIMÃO

PARA 2 PESSOAS | TEMPO TOTAL APENAS 15 MINUTOS

150 g de linguine, 2 curgetes de cores diferentes, ½ ramo de hortelã (15 g), 30 g de queijo parmesão, 1 limão

Coza a massa num tacho com água a ferver temperada com sal de acordo com as instruções da embalagem e depois escorra, reservando uma chávena cheia de água da cozedura. Entretanto, corte as curgetes no sentido longitudinal e, com uma faca e muita perícia, ou com o cortador de juliana numa mandolina (use a proteção!), volte a cortar em palitos compridos. Em seguida, coloque uma frigideira antiaderente grande em lume médio com 1 colher de sopa de azeite e adicione as curgetes. Deixe cozinhar durante 4 minutos, mexendo com frequência, enquanto pica finamente as folhas de hortelã. Depois adicione­‑as às curgetes.

Coloque a massa na frigideira, misture­‑a com as curgetes e adicione um pouco da água da cozedura reservada. Polvilhe com a maior parte do parmesão ralado, um pouco de raspa de limão e adicione todo o sumo, misturando bem. Prove e retifique os temperos com sal marinho e pimenta preta, e distribua pelos pratos. Polvilhe com o restante parmesão ralado, regue com 1 colher de azeite virgem extra, e bom apetite.

Calorias 430 kcal; Gordura 14,5 g; Gorduras Saturadas 4,4 g; Proteínas 18,4 g; Hidratos de Carbono 60 g; Açúcar 6,3 g; Sal 0,8 g; Fibras 2,2 g.

SALMÃO CROCANTE COM CHOURIÇO


PARA 2 PESSOAS | TEMPO TOTAL APENAS 11 MINUTOS

2 lombos de salmão de 150 g, com pele, sem escamas e sem espinhas, 300 g de tomate-cereja maduro, de cores variadas, 4 pés de manjericão, 8 azeitonas pretas (com caroço), 30 g de chouriço

Coloque os lombos de salmão com a pele virada para cima numa frigideira antiaderente grande em lume médio. Quando a frigideira atingir a temperatura ideal e os lombos de salmão começarem a ficar tostados (cerca de 3 minutos), vire‑os para a pele tostar durante 5 minutos, ou até estar bem crocante e o salmão no ponto (dependendo da altura).

Entretanto, corte os tomates ao meio, pique grosseiramente a maior parte das folhas de manjericão, e tempere com 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto e uma pitada de sal marinho e de pimenta preta. Em seguida, retire o caroço às azeitonas, deite‑os fora, e depois pique finamente a polpa e misture com 1 colher de chá de azeite virgem extra e umas gotas de água.

Corte o chouriço em rodelas finas e adicione‑o ao peixe nos últimos 2 minutos. Nos últimos 30 segundos adicione os tomates temperados. Distribua pelos pratos, e finalize, espalhando por cima as azeitonas e as restantes folhas de manjericão.

Calorias 363 kcal; Gordura 22,8 g; Gorduras Saturadas 4,8 g; Proteínas 34,3 g; Hidratos de Carbono 5,1 g; Açúcar 4,9 g; Sal 1,2 g; Fibras 1,5 g.

UM BIFE DA VAZIA ÉPICO

PARA 4 PESSOAS | TEMPO TOTAL 26 MINUTOS

600 g de bife da vazia (de preferência com 5 cm de altura), sem gordura, 4 pés de alecrim, 4 dentes de alho, 350 g de mistura de cogumelos, 1 frasco de 660 g de feijão branco

Coloque uma frigideira antiaderente grande em lume médio. Esfregue bem o bife com uma pitada de sal marinho e de pimenta preta, e deixe‑o alourar de ambos os lados durante 10 minutos, no total, para ficar com um tom tostado por fora, mas ainda rosado por dentro, ou então deixe fritar a seu gosto, virando‑o com frequência com uma pinça.

Entretanto, arranje as folhas do alecrim, descasque o alho e lamine‑o finamente, e corte ao meio os cogumelos maiores. Quando o bife estiver no ponto, retire‑o para um prato e cubra‑o com papel de alumínio, mantendo a frigideira ao lume. Reduza um pouco o lume e aloure o alecrim durante 30 segundos. Adicione o alho e os cogumelos e deixe fritar durante 8 minutos, ou até tudo estar dourado, mexendo com frequência. Junte o feijão, com o líquido do frasco e 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto, e deixe ferver em lume brando durante 5 minutos. Retifique os temperos e coloque o bife sobre o feijão, com os sucos que tenha libertado. Corte o bife em fatias e sirva, finalizando com um fio de azeite virgem extra, se desejar.

Calorias 501 kcal; Gordura 30,8 g; Gorduras Saturadas 13,6 g; Proteínas 37,3 g; Hidratos de Carbono 19,7 g; Açúcar 1,8 g; Sal 0,7 g; Fibras 6,3 g.

TARTE TATIN DE AMEIXAS

PARA 6 PESSOAS | TEMPO TOTAL 24 MINUTOS

600 g de ameixas maduras de cores variadas, 1 colher de chá de canela em pó, 120 ml de xarope de ácer, 320 g de massa folhada (fria), 6 bolas grandes de gelado de baunilha

Pré‑aqueça o forno a 220°C/gás 7. Coloque em lume médio uma frigideira antiaderente de 26 cm que possa ir ao forno. Corte as ameixas ao meio, retire‑lhes o caroço e coloque‑as na frigideira juntamente com 30 ml de água, e deixe cozinhar durante 1 minuto. Polvilhe com metade da canela, vertendo o xarope de ácer por cima uniformemente. Coloque a massa folhada sobre as ameixas e, com uma colher de pau, comprima‑a contra o rebordo da frigideira. Corte a massa excedente para remendar algumas falhas, se necessário.

Deixe cozinhar na prateleira inferior do forno durante 16 minutos, ou até estar dourada e empolada. Usando luvas para proteger as mãos, tire a tarte com muito cuidado para um prato maior do que a frigideira. Antes de servir, disponha por cima as bonitas bolas de gelado, polvilhe com a restante canela e regue com um fio de azeite virgem extra.

Calorias 392 kcal; Gordura 18,7 g; Gorduras Saturadas 11,8 g; Proteínas 4,8 g; Hidratos de Carbono 52,3 g; Açúcar 32,8 g; Sal 0,3 g; Fibras 1,2 g.