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Kia Stonic: desportivo e bem-comportado

Fotos: DR

O motor tricilíndrico debita 100 cavalos. Corridas não são para ele, mas mexe-se com desenvoltura

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O mais pequeno SUV da marca coreana move-se num dos segmentos mais concorridos do mercado. Fará a diferença?

O Stonic não terá o arrojo visual do seu primo Hyundai Kauai, mas resulta agradável. É mais alto do que uma berlina, mas tem uma posição de condução mais baixa do que é normal num SUV.

O interior, sem grandes rasgos estilísticos, tem a virtude de uma ergonomia bem estudada. Materiais normais, montagem sólida, mas uma insonorização que poderia ser melhor. O motor de três cilindros faz-se ouvir ao ralenti e em aceleração, mas tem um timbre desportivo de que gostámos.

Já apreciámos menos o curso do pedal de embraiagem que, nos primeiros quilómetros em cidade (ó vergonha…), nos levou a deixar o motor ir abaixo um par de vezes. Não se pode pedir milagres dos 100 cavalos e 172 Nm de binário, mas também os pouco mais de mil quilos do Stonic não precisam de muito mais e a prova está nos honestos 10,7 segundos dos 0 aos 100 km/h e os 185 km/h de velocidade máxima. Nunca conseguimos baixar dos 6,7 l/100 km em cidade, único ambiente onde a leveza da direção é bem-vinda. Suspensão firme, sem chegar a ser desconfortável e espaço suficiente para quatro adultos.

Preços começam nos 20 975 euros e vão até aos 28 475.