Publicidade Continue a leitura a seguir

Regras de ouro para viajar com animais

Publicidade Continue a leitura a seguir

Deslocações de carro com cães e gatos exigem cuidados para garantir a segurança a bordo. Patudos e felinos não devem andar soltos no veículo e há que ter atenção aos vidros abertos para evitar quedas e lesões.

Viajar de carro na companhia de animais de estimação é uma prática frequente para muitas famílias. É importante cumprir algumas regras de ouro para manter a segurança a bordo. Quer seja em trajetos longos ou curtos, cães e gatos não devem estar totalmente soltos dentro do carro e convém fazer pausas ao longo do percurso. Há ainda cuidados a ter com os vidros abertos e a temperatura no interior das viaturas.

“Continuamos a assistir a animais transportados nos veículos sem qualquer tipo de contenção e isso, naturalmente, acarreta um perigo para o animal e para os passageiros”, refere João Machado, clínico no Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Há três formas para transportar cães e gatos em segurança. Além das transportadoras, os animais podem usar um peitoral que permita a ligação ao cinto de segurança. Em alternativa, uma grelha divisória nos veículos pode evitar que sejam projetados em caso de acidente ou travagem brusca.

As janelas abertas são outro motivo de alerta. Em Portugal não há números, mas, citando dados da Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals, João Machado aponta a estimativa de cinco mil animais por ano com lesões associadas a quedas de veículos em andamento no Reino Unido. Os vidros abertos podem também originar problemas de saúde, especialmente nos cães que gostam de viajar com a cabeça de fora. “Pequenas poeiras podem causar lesões oftalmológicas e o facto de as orelhas irem em constante movimento predispõe a lesões nos pavilhões auriculares”, exemplifica o médico-veterinário.

Tal como nos seres humanos, as longas viagens de carro podem ser desgastantes para patudos. João Machado recomenda pausas ao longo do trajeto e lembra que os animais não devem ficar fechados dentro do carro. “Se pensarmos numa temperatura ambiente exterior de 21 graus, rapidamente no interior do veículo atingimos os 32 graus”, alerta.

* A “Notícias Magazine” tem a decorrer o passatempo Amigos Felizes, uma iniciativa que oferece muitos prémios para os seus patudos.