Publicidade Continue a leitura a seguir

Sete achados que lhes valeram autênticas fortunas

Prato desenhado por Picasso Em Rhode Island, Estados Unidos, uma mulher comprou por menos de 85 euros um prato de cerâmica. Foi em 1970, e usou o objeto para enfeitar a parede sobre o fogão. Em 2014 foi descoberto que esse prato se tratava de uma peça de cerâmica projetada por Pablo Picasso. Foi então avaliada em 8500 euros.
Cópia da Declaração da Independência dos Estados Unidos Em 1989, um analista financeiro comprou uma pintura antiga num mercado por três euros. Não esperava era que se tratasse de uma cópia antiga da Declaração da Independência americana. Foram 500 os exemplares oficiais deste documento impressos em 1776 e o homem tinha adquirido um. A casa de leilões Sotheby's vendeu o papel, em 1991, por pouco mais de dois milhões de euros.
Maior pérola natural do mundo Em 2006, um filipino pescou um molusco gigante que continha uma pérola, também ela enorme: 60 centímetros de comprimento e 30 de largura, com um peso de 34 quilos. Guardou-a. Mais tarde, descobriu que a pérola tinha um valor de 88 milhões de euros.
Carros clássicos Em França, dois especialistas de automóveis viram as suas vidas mudar totalmente quando encontraram um barracão, fechado há décadas. Ao explorar o local, encontraram viaturas com um valor aproximado de 15 milhões de euros. Os automóveis pertenceram a Roger Baillon, empresário do ramo dos transportes, que os guardava para um restauro que nunca se concretizou.
Quadro de Pierre-Auguste Renoir Em Shenandoah Valley, na Virgínia, Estados Unidos da América, uma mulher comprou um quadro por seis euros numa feira. Gostou tanto da moldura que a usou para um outro retrato e guardou a pintura. Mais tarde, e por insistência da mãe, mandou avaliar a referida pintura, descobrindo que era da autoria do impressionista francês Pierre-Auguste Renoir, podendo valer até 85 mil euros.
Fotografia de Billy the Kid Randy Guijarro, de Freemont, Califórnia, não imaginava que uma pequena foto que havia comprado numa loja de antiguidades em 2010 valesse quatro milhões de euros. Veio a descobri-lo quando uma empresária lhe confirmou que se tratava de uma foto do lendário fora-da-lei Billy the Kid em criança.
Esboço de Andy Warhol Andy Fields, empresário de Tiverton, Inglaterra, comprou cinco desenhos por quatro euros numa venda de garagem em Las Vegas. Não pensou muito sobre as obras até descobrir que os rascunhos pertenciam a Andy Warhol. Uma das imagens está avaliada em 1,7 milhões de euros.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Nem só os caçadores de tesouros experimentam a adrenalina da descoberta. Há pessoas que, mesmo sem querer, vêem-se na posse de objetos capazes de lhes mudar a vida. Temos sete casos para mostrar.