Publicidade Continue a leitura a seguir

A máfia dos animais que assusta Barcelona

Publicidade Continue a leitura a seguir

As autoridades de Barcelona já não sabem o que fazer para travar a onda de animais utilizados por máfias de Leste como chamarizes para a mendicidade. Nos últimos meses, multiplicaram-se casos de alegados pedintes que usam cães para captar a atenção dos transeuntes e, assim, conseguirem que o valor da esmola seja mais substancial.

A polícia já conseguiu deslindar alguns dos novelos da rede, mas admite que muito ainda está por fazer para conseguir suster o problema, verificado nas zonas mais movimentadas de Barcelona, cidade que anualmente recebe milhões de turistas. Os locais não são escolhidos à toa. Os mendigos estacionam junto aos pontos mais movimentados, fazem-se acompanhar de animais e durante horas tentam amealhar o máximo de receita. O ritual é diário e parece não ter fim à vista. A explicação é simples: é muito mais rentável pedir com cães por perto do que com crianças, acreditam os investigadores.

A questão é que quase nenhum dos cães é originalmente dos membros da rede. São roubados ou, mesmo, adotados de canis onde ninguém suspeita dos objetivos dos mafiosos. Os meandros do golpe são ainda mais extensos. “Na Europa de Leste existem verdadeiras fábricas de cães que depois são exportados para Espanha. Chegam ao país em camiões, sobretudo através das fronteiras dos Pirinéus”, descreveu Javier Molinera, inspetor-chefe da Policia Judical [Polícia Judiciária].

Os casos registados pela polícia são às dezenas, mas os mafiosos parecem ter sempre truques nas mangas para conseguir contornar o problema e continuam a atuar como se nada fosse com eles. Se não for em Barcelona, aparecem noutras cidades.

Foi o que aconteceu com Ionut Banciu, num caso relatado pelo jornal espanhol “El Mundo”. Depois de ter sido surpreendido em Barcelona – e de lhe terem sido apreendidos cinco cachorros –, apareceu dias depois nas Portas do Sol, um dos pontos de referência de… Madrid. Também com animais como companhia para captar mais umas esmolas, claro.

Especialistas da Real Academia Espanhola garantem que os cães utilizados neste perverso esquema acabam por sofrer consequências, físicas e psicológicas. “Dor, tormento e um grande sentimento de tristeza” são as sensações vividas pelos bichos envolvidos à força na ganância de quem não olha a meios para conseguir os fins que pretende.