Publicidade Continue a leitura a seguir

Exercícios para melhorar a postura (e para ter mais energia)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia DR

Se está debruçado na mesa, costas curvadas, cara em cima do computador, este artigo é para si. Sabia que esta expressão tem até um nome? É verdade. Chama-se teck neck (pescoço tecnológico) e reflete a posição em que passamos grande parte dos nossos dias. Quanto mais tempo passamos assim, mais os músculos do nosso corpo vão assumir que é o ‘normal’ e isso pode ter consequências a longo prazo.

Se estamos deprimidos ou em stress, a tendência é baixar a cabeça e assumir uma postura mais rígida. o contrário também acontece, assumimos esta posição e estes sentimentos acabam por surgir.

«Vivemos numa realidade em que a posição de relaxar as costas para a frente (slouching) é altamente promovida uma vez que estamos sentados em cadeiras e o nosso corpo está numa posição de colapso. O problema é que se temos um historial de exaustão ou pensamentos negativos, esta posição só vai encorajá-los», explica Erik Peper, professor da Universidade de São Francisco autor de vários estudos sobre a forma como a postura influencia os níveis de energia e humor.

O professor defende que as emoções humanas estão diretamente ligadas à postura e que é um caminho com duas direções. Por exemplo, se estamos deprimidos ou em stress, a tendência é baixar a cabeça e assumir uma postura mais rígida. O contrário também acontece, ou seja, se assumimos esta posição, este tipo de sentimentos vai eventualmente surgir.

«Fizemos vários testes usando o EEG (Eletrocefalograma), e percebemos que uma pessoa tem de fazer um esforço cerebral maior para ter pensamentos e memórias positivas quando está sentado e curvado do que quando está em pé. Cada pensamento e emoção tem uma atividade corporal correspondente e vice-versa. É importante estar atento a isso no nosso dia-a-dia», conclui Erik.

Resumindo, a postura interessa e nunca é demais lembrar alguns exercícios que podem ajudar a melhorá-la. Veja a galeria acima.