Publicidade Continue a leitura a seguir

Fotogaleria: Na Semana Santa, Braga recebe fiéis de todo o mundo

Braga transforma-se, todos os anos por esta altura, num dos maiores destinos de turismo religioso em Portugal.
Dezenas de centenas de pessoas rumam a Braga para as procissões da Semana Santa.
A Semana Santa de Braga é uma tradição antiga que reune centenas de crentes na época pascal.
No Domingo de Ramos realizam-se as duas únicas cerimónias que têm lugar durante o dia: a bênção e a procissão dos Ramos.
Um grupo de anjos é visto a abandonar a procissão enquanto uma pomba levanta voo.
A procissão do Senhor dos Passos, organizada pela Irmandade de Santa Cruz e que também se realiza no Domingo de Ramos, é uma das cerimónias mais importantes e uma das poucas que acontece durante o dia.
As procissões da Semana Santa de Braga juntam habitualmente cerca de mil figurantes que recriam cenas bíblicas. Mas só a procissão de Nossa Senhora da Burrinha, na Quarta-Feira Santa, conta com 750 voluntários trajados a rigor. Clemente Alves (em primeiro plano), é uma figura marcante do cortejo, desfilando com Madonna, a mula que carrega a imagem de Nossa Senhora, simbolizando a fuga dos judeus do Egito.
Figurantes trocam de roupa para a Procissão Ecce Homo.
Na procissão do Senhor Ecce Homo, na Quinta-Feira Santa, os farricocos abrem o cortejo.
Uns carregam fogaréus, outros transportam as imponentes matracas, memória dos tempos em que se chamavam os pecadores à «endoença», o perdão da Igreja.
O modo de trajar, os rostos tapados e os pés sempre descalços dos farricocos são sinais de penitência.
"São", uma mulher idosa com grave deficiência mental, vive numa pequena aldeia perto de Braga. É vista em Braga, junto à Sé. É uma das presenças assíduas da Semana Santa há mais de 20 anos. Todos os anos, ela caminha junto da imagem de Nossa Senhora e chora durante a cerimónia.
Na Sexta-Feira Santa, a Procissão Teofórica no interior da sé, presidida por D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz da cidade, é um dos pontos altos das celebrações. A Procissão Teofórica realiza-se imediatamente antes da Procissão do Enterro do Senhor, que atrai milhares de pessoas.
Uma multidão de fiéis acompanha a Procissão Teofórica.
Cerca de 65 mil visitantes de trinta nacionalidades terão visitado o concelho de Braga durante a Semana Santa de 2017, conclui um estudo da Universidade do Minho. O impacto económico do evento foi estimado em 9,5 milhões de euros.

Publicidade Continue a leitura a seguir