Publicidade Continue a leitura a seguir

7 sugestões para a passagem de ano

Publicidade Continue a leitura a seguir

Textos de João Tomé

REGRESSAR AOS ANOS 1980 EM GAIA

Os anos 1980 estão na moda! E não é só pelas séries Stranger Things, Os Goldbergs ou 1986 (esta vem das memórias de Nuno Markl e estreia em março na RTP). O réveillon também pode ter ares dessa década e é isso que propõe o Herança Magna, no Cais de Gaia. O recinto em granito vai fazer uma viagem à década de Regresso ao Futuro, com músicas dos Police ou dos Duran Duran. Os convidados devem trazer roupas exageradas e coloridas. O programa completo envolve jantar e custa 110 euros. Se for só para festejar a passagem de ano paga 35 euros e pode entrar a partir das 23h00.

CRUZEIRO SOBRE O DOURO

Passar o ano a bordo de um cruzeiro no rio Douro? Boa ideia. O Douro Ruby recebe os passageiros às 19h30 de dia 31, no Cais da Ribeira, e leva-os num passeio repleto de mordomias – a vista também é bonita, mas a essa hora não dá para ver muito. Além dos aperitivos e do jantar a bordo, à meia-noite haverá, claro, espumantes e passas. O regresso está previsto para a uma da manhã. A festa continua até às seis. Custa 124 euros por pessoa.

COM VISTA PARA O TEJO

A Tapada da Ajuda, em Lisboa, é o palco para uma das passagens de ano mais «verdes» da capital, ou não fosse este um parque botânico no meio da cidade, com vista para o Tejo. O Palácio Real recebe, pelo quarto ano consecutivo, uma festa com vários DJ, entre eles Joana Perez. Entrada a partir de 40 euros.

XUTOS & PONTAPÉS EM ALBUFEIRA

O espetáculo tem de continuar. Apesar da morte do seu carismático guitarrista e fundador, Zé Pedro, os Xutos & Pontapés mantém o concerto de fim de ano em Albufeira – entram em cena logo após as doze badaladas. A banda continua ativa e prepara mesmo um novo álbum para breve. Quem também vai marcar presença na passagem de ano de Albufeira é AGIR, que atua antes da meia-noite na praia dos Pescadores.

NELSON FREITAS EM BEJA

Não faltam festas de passagem de ano pelo país, mas Beja investiu forte neste ano, na sua Praça da República. Tudo começa com um baile com a banda, Sem Limites. Além do já tradicional fogo-de-artifício, o grande espetáculo de fim de ano é com Nelson Freitas, artista conhecido por se inspirar em R&B, hip hop e soul. Já na madrugada de dia 1 de janeiro há sons latinos com Os Sonido Andaluz.

MUITA MÚSICA EM LISBOA

Lisboa, como capital que é, não deixa os seus créditos por mãos alheias e investiu forte na passagem de 2017 para 2018. São três dias de festa no Terreiro do Paço. Tudo começa esta sexta-feira, 29, com Ana Moura a entrar em palco às 22h. Segue-se no sábado, à mesma hora, um concerto com a cantora de ascendência cabo verdiana Lura e o angolano Bonga. No dia 31, domingo, a festa começa com Marta Ren & The Groovelvets, seguindo-se os Capitão Fausto. Com a meia-noite chega também o inevitável fogo de artifício, com música dos Beatbombers. O primeiro concerto do novo ano junta vários notáveis da música portuguesa em palco: Ana Bacalhau, Ana Deus, Lena d”Água, Luís Portugal, Miguel Ângelo, Rui Pregal da Cunha, Samuel Úria, Viviane e Xana. Ana Moura não se fica pela sexta-feira, dia 29. No domingo, dia 31, vai celebrar o fim de ano no Casino Lisboa com um convidado especial: Miguel Araújo.

LETRA A’ ANIMA OS ALIADOS

Os Aliados, neste ano, têm dois amores musicais, cujos nomes começam com a letra A. Aurea atua ainda em 2017, pelas 22h30, na Avenida dos Aliados, no Porto. Com a chegada da meia-noite, do novo ano e do fogo-de-artifício (espetáculo piromusical de 15 minutos), chega também o primeiro concerto de 2018, a cargo dos Amor Electro. Das várias iniciativas do município para o novo ano, faz parte o já tradicional Concerto do Ano, pela Banda Sinfónica Portuguesa (16h00, nos Aliados).