Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes foram os 10 assuntos que dominaram a net em 2017

Pai na BBC O professor de ciências políticas Robert E. Kelly, que leciona na Pusan National University na Coreia da Sul, foi contatado pela BBC ,via skype, para comentar a exoneração da presidente daquele país. Até aqui tudo normal, não fossem as filhas, em direto, terem escapulido à atenção da mãe. Depois de entrarem à socapa no escritório do pai, vê-se a mãe entrar de rompante para remediar a situação. Acabaram por ser as protagonistas da entrevista que se tornou viral e que arrancou gargalhadas pelo mundo inteiro.
Beyoncé anuncia estar grávida de gémeos O ano começou com histerismo nas redes sociais depois da cantora Beyoncé anunciar a gravidez de dois gémeos. Através da sua conta de Instagram, a super estrela americana, deu a conhecer a boa notícia e as reações corresponderam no mesmo sentido. Contabilizou sete milhões de gostos em menos de 20 horas, batendo todos os recordes desta plataforma.
O Oscar errado A cerimónia dos Oscars é um dos eventos com maior cobertura televisiva, e é também motivo para pessoas de todo o mundo ficarem acordadas de madrugada à espera de saber quais são os filmes premiados. Este ano, registou-se um dos momentos mais insólitos de sempre destas atribuições. Faye Dunaway e Warren Beatty, estrelas do filme intemporal Bonnie and Clyde, revelaram o musical La La Land como vencedor do galardão de melhor fotografia. No entanto, ocorreu um lapso e o filme de Damien Chazelle não arrecadou este troféu. Foi afinal Moonlight, de Barry Jenkins, que levou a melhor nesta disputa.
Covfefe Donald Trump foi sempre controverso e prova disso são as suas intervenções e mensagens através do Twitter. Uma das que mais tinta fez correr foi a palavra «covfefe», neste contexto : «Apesar da constante covfefe negativa da imprensa». Este significado imperceptível levou a que a mensagem do presidente americano fosse partilhada 126 mil vezes até o próprio a apagar da sua conta. E milhões de comentários.
Eclipse Solar São raros e em Portugal só foi possível observar o eclipse parcial. Já nos Estados Unidos e em outros lugares do globo, este fenómeno aconteceu na plenitude a 21 de agosto. Como adiantou a Nasa, desde 1918 que um eclipse total do sol não se estendia por todo o território americano. O que se passou, de forma resumida, foi que a lua passou à frente do sol e tapou-o na sua totalidade.
Trump vs NFL Donald Trump entrou em guerra com alguns atletas profissionais das mais apreciadas modalidades da América. Em forma de protesto político, alguns jogadores da NFL ajoelharam-se durante o hino nacional americano que precede as partidas. Trump não gostou e através da sua conta no twitter ripostou que quem desrespeita a bandeira, desrespeita o país.
#Eutambém Provavelmente o mais viral de 2017. A campanha #eutambém mexeu como nunca antes com a questão do assédio sexual, pôs o mundo a falar de abuso e até fez das pessoas que o denunciaram a 'Pessoa do Ano' da revista Time. O pontapé de saida foi dado pela atriz Alyssa Milano que encorajou as mulheres a admitirem publicamente, nas redes sociais, que foram vitimas de assédio. Em menos de 24 horas foram mais de trinta mil pessoas a aderir ao movimento. Figuras como Harvey Weinstein, Kevin Spacey ou Louis CK são alguns dos acusados.
Portugal vence Eurovisão Foi um feito inédito. Salvador Sobral levou o nome de Portugal mais longe depois de ter vencido a edição de 2017 do prestigiado festival da canção. Foi na Ucrânia, em Kiev, que o tema «Amar pelos Dois» levou a melhor que os outros 26 participantes. Escrito pela irmã, Luísa Sobral, a interpretação de Salvador conquistou o mundo e deu o mote para alguns debates sobre a mensagem que a música acarreta. Portugal aventura-se desde 1964 no festival europeu, mas o melhor que tinha conseguido, até este ano, fora um sexto lugar pela voz da Lúcia Moniz.
Incêndios em Portugal O flagelo de Portugal, este ano, com os fogos, chamou a atenção da imprensa mundial. Sobre isto correu tinta dos Estados Unidos à Argentina, de França à Malásia. Por cá, as campanhas de sensibilização e prevenção tiveram adesão como nunca. O «Portugal desolado» teve inicio com a tragédia de Pedrogão Grande que tirou a vida a 67 pessoas. Depois do calvário do inicio do verão, foi em Outubro que as chamas voltaram a atacar. Desta vez 45 pessoas morreram num dos piores dias da história do país. Num só dia, e com o dispositivo de Proteção Civil desmobilizado, contabilizaram-se mais de 500 incêndios.
Benfica tetracampeão Do jornal Daily Mail ao Marca, a conquista do tetracampeonato do Benfica ficará na história pelos festejos insólitos de Eliseu. O lateral-esquerdo do Benfica celebrou a vitória a conduzir uma vespa e as imagens correram pela imprensa internacional. A mota já faz parte do museu do clube e não há ninguém que não considere que o tetra ficou marcado pelos efusivos festejos do jogador.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto de Marcelo Teixeira