Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo produto garante qualidade térmica em tempos de crise

Fotos: DR

A inovação da Sto Ibérica já foi aplicada em alguns projetos de habitação

Publicidade Continue a leitura a seguir

O novo produto da Sto Ibérica tem como objetivo fornecer isolamento sustentável. Uma solução que aumenta a eficiência das casas, sem alterar a estética dos edifícios.

“Uma segunda pele do edifício.” É desta forma que José Neves, responsável pela Sto Ibérica em Portugal, descreve o novo produto lançado pela marca multinacional. Trata-se de um revestimento de alumínio que, em resumo, “traz a fachada do edifício mais para a frente”, criando uma câmara de ar entre a parede exterior original e o novo revestimento.

Este sistema faz com que o calor e o frio sejam “absorvidos” pela nova camada, não estando em contacto direto com o edifício e melhorando a eficiência energética das casas em até 80%. “Cria-se uma massa de ar entre as duas camadas, que sobe e é expulso pela parte de cima.”

Para tirar ainda mais partido do aproveitamento energético, a Sto Ibérica aliou a sua nova criação aos já existentes painéis fotovoltaicos de fachada. Ou seja, o novo revestimento dos edifícios é coberto com painéis que aproveitam a energia do sol. “Duas poupanças numa.” O sistema, chamado StoVentec Photovoltaics Inlay, foi lançado este ano para o mercado.

Mas não é apenas em termos térmicos que a inovação da Sto Ibérica tem vantagens. “Também temos benefícios acústico e de humidade”, explica José Neves, garantindo que esta solução “concede anos de vida aos edifícios”.

José Neves é o responsável da delegação portuguesa

O responsável da empresa revela que a criação está pensada para manter a estética da fachada original, não prejudicando a arquitetura em detrimento da sustentabilidade. Esta é, assegura, uma solução para a crise energética que temos à porta e para a baixa qualidade térmica das habitações em Portugal, podendo ser aplicada em fase de projeto ou numa construção já existente.

A Sto é uma empresa especializada em soluções de isolamento térmico, com origem alemã, e que chegou a Portugal em 2018, através da Sto Ibérica.