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Tarwi, tremoços nacionais de casca fina

Fotos: DR

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Três amigos juntaram-se e colocaram no mercado snacks saudáveis com um produto fresco e biológico. Uma estreia com três sabores: sal marinho, malagueta e manjericão.

Primeiro, o batismo. Tarwi é como o tremoço é vulgarmente conhecido em países da América do Sul, como o Peru e o Chile. É uma palavra com sonoridade e melodia e é o nome da marca de snacks saudáveis à venda online desde fevereiro. Segundo, o objetivo, a vontade de criar uma relação consciente e sustentável com a comida e com o Planeta. Terceiro, uma mensagem clara e uma forma de comunicar mais informativa, menos comercial.

Alice Trewinnard, com formação em Nutrição e conhecida das redes sociais, Catarina Gorgulho, formada em Economia e Gestão e apaixonada por projetos inovadores, e Pedro Godinho Ramos, economista ligado a um fundo de investimento americano com foco em consumo e sustentabilidade, são amigos na vida e agora estão também juntos num projeto que quer democratizar o acesso ao tremoço nacional.

A ideia surgiu num dia de sol em 2019. Alice e Catarina conversaram na praia em fazer algo diferente ligado ao estilo de vida saudável. Entretanto, Catarina falou com Pedro que não ficou parado e abordou algumas possibilidades. A semente foi crescendo e o negócio arrancou online este ano.

“Percebemos o que estava a acontecer no mercado e o que podia ser feito de diferente”, lembra Pedro. E o tremoço apareceu. “Por ser nutricionalmente tão rico, podia ser aproveitado na sua simplicidade”, adianta Catarina. Comido com ou sem casca. “O que torna a casca tão fina é ser nacional e de produção biológica”, revela Alice. É um projeto 100% português.

A escolha pelo tremoço é fácil de explicar. Alimento rico em proteína e em fibra, biológico, com baixo teor de hidratos de carbono e de gordura, sem glúten. Na terra, um tremoceiro precisa de pouca água para crescer, fixa azoto, regenera o solo. A Tarwi quer assim promover uma cadeia de valor mais justa e uma agricultura mais sustentável com tremoços biológicos semeados por pequenos produtores portugueses e vendidos em embalagens fáceis de transportar com três sabores: sal marinho, malagueta e manjericão.

“Conseguimos dar visibilidade a quem produz e fomentar uma agricultura biológica e do tremoço em Portugal”, sustenta Pedro. “Temos um produto tão simples e tão consistente que não há margem para confusões e dúvidas”, diz Catarina. Qualidade, sabor, conveniência e consciência ambiental são conceitos sempre presentes na Tarwi que quer entrar já no mercado inglês, chegar ao grande retalho nos próximos anos e, em breve, apresentar novidades. Outros alimentos, outros snacks.