Publicidade Continue a leitura a seguir

Os 10 melhores banhos para relaxar (e não só)

Dá trabalho, mas compensa. Uma infusão de 200 gramas de folhas e flores de tília ou de camomila durante uma hora num litro de água. Coar o preparado antes de colocá-lo na banheira. Acalma o stress, reduz a agitação do dia-a-dia, e favorece o sono.
Infusão com flores de lavanda ou de camomila na água do banho é sinónimo de momentos relaxantes.
Um banho tonificante leva algumas gotas de óleo de amêndoas doces ou uma infusão de alecrim, com três mãos cheias, em 15 minutos de água a ferver.
Banho para pele seca pode incluir um óleo aromático na água ou, em alternativa, cinco colheres de azeite.
Para amaciar a pele durante o banho, uma infusão de 300 gramas de flores de malva na água, ou um banho com óleo de amêndoas doces, são excelentes opções.
Banho para arrumar com a transpiração leva uma infusão feita com 350 gramas de salva na água.
Um banho com 250 gramas de sal marinho grosso é um banho que arrebita os tecidos do corpo.
Aquela constipação que não passa? Alguns rebentos de pinheiro frescos em dois litros de água a ferver durante alguns minutos. Ou então óleo essencial de pinheiro que se vende na farmácia. Uma coisa ou outra na água da banheira é meio caminho andado para deixar de andar com pingo no nariz.
Banho da felicidade? Também existe. Com óleos essenciais, sais de banho, três gotas de óleo de alecrim, mais três gotas de tomilho, e um litro de leite. Receitas para um banho bastante aromático, calmante e… feliz.
Combater a celulite enquanto toma banho? Também é possível e as algas são aliadas de peso. Trezentos gramas na água da banheira e aquelas marcas na pele podem ir desaparecendo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto NM | Fotografia Shutterstock

Um duche não deve ter água demasiado quente. Se alternar água fria com água quente estimula a circulação sanguínea. Um banho morno é o ideal quando o corpo está cansado. Para friccionar, aconselha-se uma luva não muito agressiva. A fricção deve ser suave, em movimentos circulares. Há banhos para todas as ocasiões. Veja quais na fotogaleria que se segue.