Publicidade Continue a leitura a seguir

O ano da Desfolhada

Dora venceu o Festival RTP da Canção por duas vezes: em 1986, com Não Sejas Mau Para Mim, e em 1988, com Voltarei. Percorra a galeria de imagens.
Dora interpreta a música Não Sejas Mau Para Mim, em 1986.
Simone de Oliveira canta a Desfolhada, em 1969, e fica em primeiro lugar. Percorra a galeria de imagens para ver outros concorrentes do Festival RTP da Canção.
Em 1980, na primeira presença no Festival RTP da Canção, as Doce (Fátima Padinha, Teresa Miguel, Lena Coelho e Laura Diogo) conquistaram o segundo lugar. Participariam mais três vezes. Clique nas setas para ver as imagens seguintes de vencedores do festival.
Os Gemini foram os vencedores da edição de 1978, com Dai Li Dou.
Manuela Bravo venceu o festival em 1979, com Sobe, Sobe, Balão Sobe.
José Cid ganhou o Festival RTP da Canção em 1980, com Um Grande, Grande Amor.
Carlos Paião levou a música Playback ao Festival RTP da Canção, em 1981, e ficou em primeiro lugar.
À terceira tentativa, em 1982, as Doce ganhavam o Festival RTP da Canção com Bem Bom, escrita por Pedro Brito, Tozé Brito e António Pinho.
Maria Guinot ficou em primeiro lugar em 1984, com Silêncio e Tanta Gente.
Penso em Ti (eu sei) foi a canção vencedora em 1985, interpretada por Adelaide Ferreira.
Em 1989, os Da Vinci venceram o festival com a canção Conquistador.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia de Arquivo DN

O Festival RTP da Canção comemorava apenas seis anos (a primeira edição ocorreu em 1964) mas já alcançara o estatuto de acontecimento nacional. Naquele 25 de fevereiro de 1969, a noite corria sem percalços ou grande entusiasmo no Teatro São Luiz, em Lisboa.

«No que respeita a canções, foi o mesmo de sempre», lia‑se no Diário de Notícias no dia seguinte. «Uma ou outra melodia que se retém facilmente e, no resto, uma confrangedora falta de inspiração ou lá o que quiserem.» Até que chegou a vez da repetente Simone (já tinha interpretado Sol de Inverno em 1965). «Cantava cheia de ritmo e intencionalidade e tudo isto ainda valorizado pela voz e o saber cantar», gabava‑lhe o diário. Arrecadou os votos do júri e aplausos de pé do público.

A 29 de março, na final do Festival Eurovisão, em Madrid, Desfolhada ficou em 15º lugar, penúltimo da competição.

Curiosamente, Simone não tinha sido a primeira opção para a canção escrita por Ary dos Santos, com música de Nuno Nazareth Fernandes. «Fui a quarta escolha!», contou a cantora numa entrevista à Notícias Magazine em agosto de 2017.

«O Zé Carlos [Ary dos Santos] escolheu a Madalena Iglésias, que não quis cantar a frase “quem faz um filho fá‑lo por gosto”. Depois veio ter comigo. “Olá, tenho aqui uma cantiga.” (…) Eu olhei para o texto e disse que cantava. Só por causa daquele verso? Então eu fiz dois filhos e fi-los por gosto e com quem quis. Mas isso foi uma complicação. Estive para ser presa.» Não foi.

A 29 de março, na final do Festival Eurovisão, em Madrid, Desfolhada ficou em 15º lugar, penúltimo da competição. Ainda assim, milhares de fãs esperaram ‑na no regresso a Lisboa. Em 1970, Portugal não participou da competição em protesto pelo resultado do ano anterior.