Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes 9 multimilionários têm mais dinheiro que metade da população mundial junta

Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, da companhia aeroespacial Blue Origin e do Washington Post, vale 108,9 mil milhões de dólares.
Hoje mais virado para a filantropia, o co-fundador da Microsoft é há décadas tido como um dos homens mais ricos do mundo. A sua fortuna está avaliada em 91,9 mil milhões de dólares.
Tornou-se multimilionário aos 32 anos e aos 87, o investidor Warren Buffet, CEO da Berkshire Hathaway, tem uma fortuna de 90,1 mil milhões de dólares.
O dono da Inditex, que detém a Zara e outros gigantes do pronto-a-vestir, é o homem mais rico da Europa. Amancio Ortega vale 75,8 mil milhões de dólares.
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, tornou-se muito jovem num dos homens mais ricos do planeta. 72 mil milhões de dólares e a tendência é de subida.
Louis Vuitton, Sephora e Dom Perignom contam-se entre as marcas do portfólio da LVMH, a que Bernard Arnault preside. Também este multimilionário está entre os mais ricos do planeta, com cerca de 68,7 mil milhões de dólares arrecadados.
Dono da maior companhia de telecomunicações latino-americana e com negócios em diversas áreas, o mexicano Carlos Slim Helu, que tem uma participação no The New York Times, vale 67,6 mil milhões de dólares.
Fundador da Oracle, empresa de desenvolvimento de software, Larry Ellison passou o testemunho da presidência da cmpanhia, mas mantém-se ativo nos negócios que o colocam entre o lote dos mais ricos do mundo, com 60,4 mil milhóes de dólares.
52,2 mil milhões de dólares é quanto vale o co-fundador de uma das empresas que mais mudou a história recente da humanidade. Larry Page é o seu nome e a Google a companhia revolucionária. Google it!

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto NM | Fotografia D.R.

Estes números tornam por de mais evidentes as desigualdades e a injustiça que persistem (e crescem) no planeta.

Um relatório recente da Oxfam, organização não governamental internacional que luta contra a pobreza, citada pela Business Insider, revela que os 1 por cento mais ricos do mundo acumulam mais riqueza do que todo o resto da população mundial.

Atente nos números: uma elite que representa 1 por cento da população tem mais recursos do que os 99 por cento da restante população mundial junta.

E mais: se as fortunas destes nove homens fossem somadas, a riqueza daí resultante suplantaria a da soma dos proventos dos 4 mil milhões de pessoas mais pobres.

Segundo a mesma Business Insider, atualmente existem 1500 multimilionários no mundo, 560 deles nos Estados Unidos. A China, a Alemanha e a Índia têm cem ou mais, cada uma. Os restantes estão espalhados um pouco por todo o mundo, incluindo os países mais pobres, onde o fosso das desigualdades é assustadoramente maior.