Publicidade Continue a leitura a seguir

Receitas simples para imprevistos natalícios de última hora

Publicidade Continue a leitura a seguir

Receitas Adriana Freire Fotografia Paulo Spranger/Global Imagens

Peito de peru com molho de laranja

1 peito de peru, 2,5 dl de sumo de laranja, 3 c. de sopa de azeite, 1 c. de sopa de mel e sal. Molho: compota de laranja. Arroz de couve: 1 cebola picada, 2 dentes de alho, 2 chávenas de arroz carolino, 4 chávenas de caldo (de aves ou de vegetais) e couve cozida.
Para o peito de peru: enrole a carne e ate‑a com fio norte. Misture o sumo de laranja com o sal e o azeite e regue a carne. Leve ao forno a 200o C e vá regando com o molho, se necessário acrescente mais um pouco de sumo de laranja. Quando começar a ganhar cor, pincele com o mel. Retire o fio, corte em fatias e sirva com a compota de laranja. Para o arroz: refogue a cebola e o alho no azeite e assim que a cebola ficar translúcida, junte o arroz. Deixe um minuto e adicione o caldo (ou a água da cozedura da couve). Tape e deixe em lume brando até cozer. Por fim junte a couve cozida.
4‑6 PESSOAS 1 HORA ECONÓMICO

Brandade de bacalhau

2 postas de bacalhau cozido (800 g), 2‑3 dentes de alho, 2 dl de azeite extravirgem, 1,5 dl de natas, 1 kg de batata cozida, sal e pimenta.
Retire as espinhas ao bacalhau e reserve a pele. Lasque o melhor que conseguir. Num tacho coloque o alho picadinho com um pouco de azeite. Quando começar a alourar junte o bacalhau e a pele. Sempre em lume brando, bata vigorosamente com a ajuda de uma colher de pau e vá acrescentando, à vez, o azeite e as natas que devem ser amornados antes. Mexa bem, até o bacalhau ficar desfeito, em fios. Deve obter uma pasta homogénea e fofa. Entretanto, esmague as batatas e misture com o preparado anterior. Leve ao forno a 180o C até dourar. Pode servir a brandade (sem a batata) com tostas, como entrada. Ou, juntando a batata, coloque num recipiente e leve ao forno a gratinar.
10‑12 PESSOAS 1 HORA ECONÓMICO

Pinha de suspiros

450 g de suspiros, 5 dl de natas, 1 lata de ananás (ou outra fruta) e fios de ovos (facultativo).
Bata as natas em chantilly. Corte as rodelas de ananás em pedacinhos. Comece com uma camada de suspiros, por cima espalhe a fruta e uma camada de chantilly e assim sucessivamente, até formar uma pinha. Decore com fios de ovos. Pode usar pêssego de lata, maracujá, manga, frutos vermelhos, laranja ou outra fruta do seu agrado. Reserve no frio até ao momento de servir.
10‑12 PESSOAS 15 HORA ECONÓMICO