Publicidade Continue a leitura a seguir

Como fazer com que todos os dias pareçam sexta-feira

EQUILIBRE VIDA E EMPREGO. O melhor das sextas-feiras é despachar o máximo de trabalho com a ideia de que vamos tomar um copo depois e, na verdade, nada nos impede de adotar esse mesmo foco de missão cumprida/diversão no resto da semana. Estabeleça um programa agradável (ainda que rápido) para quando sair – ir à praia, ao cabeleireiro, jantar com amigos – e foque-se no que tem em mãos antecipando o que o espera mais logo.
MUDE O MINDSET. O que faz de diferente à sexta-feira que a torna o seu dia preferido? Vai ao cinema? Comer uma pizza fora? Atira-se a um projeto de bricolage que não o deixa pensar noutra coisa? E porque não fazer isso já hoje ou amanhã, ou mesmo uma coisa diferente dessas que tanto gosta a cada dia da semana? As segundas-feiras são tão boas como as sextas para implementar pequenas mudanças que fazem a diferença.
MIME-SE. Sabe aquela vontade de vestir algo mais arrojado à sexta-feira? De sair para uma corrida ou querer negativismos à distância? Pois tente cultivar esse sentimento todos os dias e apostar, desde que acorda, em pequenos gestos de cuidado consigo: quanto melhor os distribuir (e à sua vida social) pela semana, mais feliz e apoiado se sentirá, além de escudado contra os stresses de todos os dias.
PLANEIE COISAS QUE LHE DÃO PRAZER. Pode ser um desporto, aprender a tricotar, a tocar um instrumento, uma nova língua – qualquer atividade que o faça sentir aquele frémito bom das sextas-feiras durante a semana é bem-vinda e recomenda-se. Pode até nem aprender nada de novo: um simples vídeo que o faça rir agora mesmo, ou planear ir comer um gelado com amigos à saída do trabalho amanhã, são opções igualmente válidas.
PONHA A SUA MÚSICA A TOCAR. Há sempre uma música (ou toda uma lista) que nos põe a energia nos píncaros instantaneamente, por mais que a ouçamos em loop durante horas ou até mesmo dias seguidos. É uma questão de encontrar a sua e tê-la sempre a jeito para quando precisar de um segundo fôlego.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto NM | Fotografias Shutterstock

Desejamo-la tanto como ficamos deprimimos ao domingo ou odiamos a segunda. Quem diz que todos os dias lhe parecem iguais só pode estar a mentir. Ou então já descobriu estes truques que estamos prestes a revelar-lhe, sobre como fazer com que pareça ser sempre sexta-feira.

«Somos constantemente bombardeados por múltiplos estímulos, a semana toda, a ritmos vertiginosos, e então sentimo-nos a correr para apanhar o mais possível da vida», explica o psicólogo Vítor Rodrigues, comparando a semana laboral ao malabarismo de tentar manter vários objetos no ar ao mesmo tempo. «A aceleração em que vivemos tende a tornar-se a referência para o cérebro, mas é preciso encontrar sentido no que fazemos a cada dia.»

Fazer com que todos os dias pareçam sexta-feira resulta num aumento da produtividade e bem-estar.

E muitas vezes encontramo-lo quando a semana chega ao fim e nos apercebemos do bom que é estar com a família e os amigos, dedicarmo-nos a um passatempo ou um passeio na praia. «Na natureza a estimulação é mais progressiva, menos intensa. É mais fácil termos a sensação de que o tempo se dilata e podemos ocupar-nos de poucas coisas», diz Vítor Rodrigues.

Também o antigo professor de Harvard, Tal Ben-Shahar, especialista em felicidade e autoestima, defende que pausas regulares fora do trabalho, que permitam à pessoa dedicar-se a atividades criativas, «se traduzem num aumento da produtividade e bem-estar». Fazer com que todos os dias pareçam sexta-feira é, de facto, uma ótima ideia, defende. Há vida para lá do trabalho. E está ao nosso alcance aproveitá-la com umas quantas dicas simples que lhe deixamos na fotogaleria.