Publicidade Continue a leitura a seguir

8 dicas para evitar as birras à mesa

1. Fazer um reset Antes de pensar em novas regras, há que eliminar erros frequentes na hora de preparar as refeições: evitar o consumo de sumos ou refrigerantes que contêm açúcar e deixam as crianças irrequietas, substituir as sobremesas doces por fruta fresca, cultivar a calma à mesa e não transformar a refeição num espaço de brincadeira exagerada ou de guerrilha do «come-não come».
2. Evitar jantar muito tarde Com o ritmo da escola, sobretudo para os mais novos, a partir das 18h00, muitas crianças já estão esgotadas e o jantar torna-se um «suplício», por isso, há que antecipar a hora de comer à noite para que possam ter o descanso devido e não fazerem birras à mesa.
3. A lei do disfarce É possível disfarçar os legumes em algumas receitas. Esta é uma forma eficaz para evitar que as crianças coloquem de lado o que acham que não gostam. Por exemplo, ralar cenoura ou couve para o molho da bolonhesa, fazer sandes com dose extra de legumes ou juntar frutas na salada.
4. Um passeio em família ao mercado Uma opção divertida para evitar as birras à mesa é ir com as crianças ao supermercado ou, melhor ainda, de vez em quando a um mercado, onde os cheiros são intensos e deixá-las escolher uma coisa ou outra, mostrar-lhes diferentes produtos e explicar a sua origem. Mais tarde, em casa, pode deixá-las dar uma ajuda a arrumar no frigorífico e nos armários
5. As crianças são bem-vindas na cozinha Com o devido cuidado, claro! Chamar as crianças para ajudarem a preparar o almoço/jantar pode ser uma maneira divertida de lhes ensinar os alimentos e pode tornar-se um ótimo momento entre pais e filhos. Se as crianças sentirem que fazem parte da elaboração da refeição e forem provando, provavelmente irão comer com mais satisfação.
6. Chantagem só em último recurso A ideia de que a comida é moeda de troca deve ser mesmo o último recurso. As crianças devem perceber desde cedo que comer bem é tão importante como qualquer outro hábito ligado à saúde. Os hábitos alimentares, bons ou maus, adquirem-se nos primeiros anos de vida.
7. A boa educação à mesa é essencial Desde cedo estabelecer que a hora da refeição não é hora de televisão, iPads, telemóveis, etc… para filhos e para pais! Estar à mesa com outros e estar a falar ao telefone com terceiros ou a ouvir o que um locutor está a dizer é desligar-se do convívio e dar prioridade ao outro em detrimento dos que estão connosco. Por outro lado, o hábito de bem sentar, de não começar a comer sem todos estarem, pedir licença para se levantar, usar bem o guardanapo, etc.., devem ser ensinados desde a mais tenra idade para a criança começar a perceber desde cedo que há limites que não deve desrespeitar. O convívio com outras crianças, quer em escolas, quer em restaurantes pode ser um elemento facilitador.
8. Dar o exemplo O exemplo dos pais é fundamental em tudo. Sem ser uma carga demasiada para os pais – que não são nem devem ser perfeitos – devem tentar ser bons modelos à mesa. As crianças tendem a imitar os progenitores e se tiver exemplos nervosos e que se chateiam à mesa, vão achar que também podem fazê-lo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Recolha de Patrícia Cardoso | Fotografia de Shutterstock

Os conselhos são da nutricionista Patrícia Almeida Nunes e do pediatra Mário Cordeiro.