Publicidade Continue a leitura a seguir

Escovagens, consultas, fio dentário. As mentiras que os dentistas tanto ouvem

Publicidade Continue a leitura a seguir

A saúde oral é muito importante, mas lá se vai facilitando no dia a dia. E, na hora de ir ao consultório, abre-se a boca e fala-se do que não é bem verdade. Escovar os dentes duas vezes por dia? Consultas de seis em seis meses? 1 de abril é o Dia das Mentiras.

Ao longo do ano, os médicos dentistas ouvem desculpas e explicações dos seus pacientes. Nem sempre o que contam corresponde exatamente à realidade. Tânia Pereira, médica dentista na Malo Clinic Leiria, tem uma lista das cinco mentiras que mais se escutam nos consultórios dentários. E, já se sabe, há mentiras que podem tornar-se hábitos. O que não convém.

Escovo os dentes duas vezes ao dia. Só que nem sempre é assim. “Ao longo do dia, os dentes, as gengivas e a língua vão acumulando placa bacteriana, pelo que devem ser escovados pelo menos duas vezes ao dia, durante dois minutos, e após as principais refeições para garantir um sorriso perfeito e, principalmente, saudável”, lembra a dentista.

Vou ao dentista de seis em seis meses. As idas regulares ao dentista são essenciais, como se sabe, para prevenir complicações. “Ainda que não tenham sintomas evidentes, é importante ter em mente que existem doenças silenciosas e que, caso não sejam diagnosticadas atempadamente, podem dar origem a outras complicações”, avisa Tânia Pereira.

Uso a contenção todos os dias. Mais uma frase que costuma ser dita, muitas vezes sem aplicação prática. Mas os tratamentos ortodônticos não terminam com a retirada do aparelho fixo, até porque há uma grande probabilidade de os dentes se movimentarem e desalinharem novamente. “Para garantir o sucesso do tratamento a longo prazo, é importante o uso regular da contenção ortodôntica e ir fazendo a sua manutenção de seis em seis meses.”

O uso do fio dentário é fundamental para eliminar a placa bacteriana e restos de alimentos que a escova não consegue remover

“Muitas das dicas e dos conselhos que damos aos pacientes acabam por não se refletir quando aparecem nas consultas. Assim, alertamo-los regularmente para o facto de o sucesso dos tratamentos e o estado da sua saúde oral não dependerem apenas dos momentos em consultório, sendo preciso assumir um compromisso no dia-a-dia. Para ter dentes e gengivas saudáveis, é importante ter em conta que muitos dos problemas e complicações podem ser prevenidos através da simples mudança de hábitos”, refere Tânia Pereira.

Uso diariamente o fio dentário. Ou talvez não. Mais uma daquelas frases. “O uso do fio dentário é essencial para eliminar a placa bacteriana e os restos alimentares que a escova não consegue remover.” O fio dentário deve ser utilizado, no mínimo, uma vez ao dia, idealmente antes de deitar e antes de escovar ou, se possível, depois das principais refeições.

O suporte dos dentes caiu sozinho, não comi nada de mal. A dentadura caiu e não sei bem porquê. No entanto, é muito difícil que esses dispositivos caiam por si só. Há sempre uma razão para que isso aconteça. “Alimentos como pastilhas elásticas e pipocas devem ser evitados uma vez que exigem uma mastigação repetitiva, podem aumentar o atrito com os ‘brackets’ e fazer com que estes descolem. O rasgar de alimentos duros como maçãs ou cenouras cruas, também aumentam a probabilidade de consultas de urgências de ortodontia”, sublinha Tânia Pereira. A saúde oral, como se percebe, exige atenção e cuidados diários. Sem mentiras.