Publicidade Continue a leitura a seguir

Penteados para dias e noites quentes

Entre os apanhados, as tranças impõem-se como preferência

Publicidade Continue a leitura a seguir

Verão combina com penteados desarrumados, ondas largas e bobs mais compridos, numa tendência revivalista que se pode copiar em casa.

Os cabelos são a moldura do rosto e influenciam o visual como um todo, daí a importância de um bom corte e um penteado que combine com o próprio estilo e transmita personalidade, mesmo quando segue as tendências. Nos dias quentes, os looks ao natural estão em alta, transmitindo uma estética fresca e elegante.

Depois de dois confinamentos, “as mulheres estão mais práticas”, reconhece Carla Malheiro, a responsável do espaço Mod’s Hair, na Foz, Porto. Como tal, sem beliscar o estilo, os penteados adequam-se. Os cabelos compridos exibem-se “com ondas largas” que podem ser feitas com o modelador de caracóis, vulgarmente conhecido como “babyliss”. O risco pode ser ao meio, ao lado ou livre.

Ao nível de cortes, Carla aponta os “bobs mais para o comprido” que dão para “para pentear de várias formas, certinhos ou desarrumados”. Já um “messy curto” está entre as sugestões do hair stylist David Xavier. “Este visual faz qualquer mulher com um rosto estreito, oval ou redondo parecer elegante para este verão e é bastante fácil de realizar”, especifica o profissional.

Quando o calor aperta, os apanhados continuam a ser opção. Como adianta a marca de cabeleireiros Jean Louis David, os coques (ou “bun”) usam-se no alto da cabeça, em versões mais arrumadas ou assumidamente despenteadas. Mas as tranças impõem-se como preferência e, como sublinha Carla Malheiro, as versões mais desalinhadas são “fáceis de fazer em casa”.

As franjas também se usam, podendo ser cheias e muito gráficas, exemplifica a Jean Louis David. Já Carla Malheiro aposta em “franjas compridas e abertas”. Para a cabeleireira, os anos 1960 inspiram os visuais e o volume é assumido, tendo a atriz Brigitte Bardot como ícone.

A cor empresta luz e sombra aos cabelos e a balayage cria louros naturais, que estão muito em voga, remetendo para dias de praia e surf. Os castanhos – do mais escuro ao tom chocolate -, o cobre e os grisalhos são exibidos também por mulheres de todas as idades.

Base longa e oval, ligeiramente escadeada, com duas madeixas na frente, é uma proposta da coleção de Jean Louis David
“Messy” curto é uma opção para mulheres com rosto estreito, oval ou redondo, aponta o hairstylist David Xavier do Atelier Chiado, em Lisboa
As tranças são uma das fortes tendências da estação. Neste caso, é embutida e desgrenhada, como exemplifica a Mod’s Hair, Porto
Os “bobs” com franja estão em voga para todas as idades e, como sublinha Carla Malheiro, podem ser penteados de diferentes formas
Os penteados presos com um coque (“bun”) continuam na moda
Os anos 1960 inspiram os cabelos compridos em degradê sob a face, com aspeto natural, mas cuidado