Publicidade Continue a leitura a seguir

A diabetes tem sintomas silenciosos. Conheça-os

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sede que não acaba? Muita fome e uma vontade incontrolável de ir à casa de banho? Estes podem ser alguns dos sintomas silenciosos da diabetes.

A diabetes é causada por uma deficiência no pâncreas, que impossibilita o controlo dos níveis de açúcar no sangue. “A maioria das pessoas não sabe que a diabetes é uma doença com fases iniciais e intermediárias, que precisa de ser controlada”, disse à Reader’s Digest o médico do Joslin Diabetes Center, nos Estados unidos, Aaron Cypess. “A doença pode originar complicações graves, como a cegueira, amputação de membros ou problemas renais”.

Verifique aqui o sintomas silenciosos da diabetes.

Ir muitas vezes à casa de banho

Este é um dos sintomas iniciais, que se manifesta devido ao défice de produção de insulina, resultado do excesso de açúcar que temos no sangue e que é libertado pela urina.

Ter muita sede

A água que está presente no nosso organismo é eliminada através da urina. Ao sentir o corpo desidratado há uma necessidade de repor os níveis da água.

Perda de peso

A diabetes afeta, sobretudo, pessoas com excesso de peso. No entanto, este sintoma é muito comum. Para além de libertarmos calorias através da urina, o nosso organismo também vai buscar a energia necessária às reservas de gordura que estão presentes no corpo, uma vez que o açúcar que ingerimos não é aproveitado.

Fadiga

A falta de energia e o sentimento de fadiga derivam do facto, do nosso organismo não conseguir libertar o açúcar dos vasos sanguíneos para o resto do corpo.

Problemas com a visão

Quando a doença se começa a manifestar, a glicose acumula-se nos vasos sanguíneos do olho e perturba a visão. É um dos fatores mais importantes e aquele a que se deve dar mais atenção, uma vez que a doença pode levar à cegueira.

As feridas curam lentamente

Quando os níveis de açúcar estão altos, o sistema imunológico não funciona da melhor maneira e dificulta a cicatrização das feridas.

Formigueiro nos membros inferiores

Os elevados níveis de açúcar trazem complicações ao nosso sistema nervoso. A dormência nos pés é um dos sintomas.

Aumento das infeções

Os elevados níveis de açúcar presentes na urina tornam os órgãos genitais mais propensos a receber bactérias, sobretudo nas mulheres.