Publicidade Continue a leitura a seguir

Estas são as lições de vida que deve aprender aos 30 anos

1. Vai estar com os seus amigos com menos frequência, mas a amizade continua forte Alguns dos seus amigos vão casar-se, ter filhos e viver em cidades diferentes. E, por isso, visitas e jantares de convívio vão realizar-se muito menos vezes. O círculo de amigos vai tornar-se cada vez mais reduzido, à medida que vai envelhecendo. No entanto, explica Jason, quando se encontrar com os seus amigos de longa data tudo vai parecer igual – a ligação vai manter-se forte.
2. Vai cuidar dos seus pais «Os meus pais estão prestes a completar 70 anos e a sua saúde está a tornar-se uma preocupação», escreve Stahl. Além das consultas médicas cada vez mais frequentes, também têm colesterol alto, tomam mais medicamentos e a audição está cada vez pior. A partir dos 30 anos é melhor conhecer o histórico da família para estar mais preparado para qualquer situação que possa surgir.
4. Ser pai é muito mais divertido do que ser tio Ser tio pode ser uma das «tarefas» mais divertidas que existe. O editor do site de viagens norte-americano revela que quando os seus sobrinhos nasceram dava-lhes vários presentes e até se voluntariava para fazer babysitting. No entanto, quando foi pai, Jason Stahl descobriu que não há nada melhor: «não consigo imaginar uma vida sem meu filho».
5. Ter menos coisas é mais proveitoso Acumular revistas, livros, DVDs, roupas que já não usamos, papéis e tecnologia que não funciona são algumas práticas comuns. A lição de Jason é para os acumuladores: «já não guardo nada que não me dê alegria». Além disso, o premiado editor, diz que vai trabalhar sempre com o mesmo «outfit» todos os dias e «ninguém repara».
6. Cuide do seu corpo Além de ir acumulando mazelas dos vários desportos que vai fazendo ao longo da vida, há partes do seu corpo que deve ir trabalhando para se sentir em forma. «Quando era editor de uma publicação sobre saúde e condição física, percebi que seria possível entrar em forma em qualquer idade, se bem que é muito mais fácil quando realmente já se apresenta bem fisicamente», explicou Jason.
7. Sê paciente com a sua carreira «Sempre quis ser escritor e editor – e sou – e estive envolvido em alguns projectos muitos bons: escrevi um livro, fundei uma revista e até ganhei um Emmy», começou por explicar Jason, sublinhando que nem sempre foi fácil até chegar aqui. «Como não tenha formação em comunicação social, estou em desvantagem desde o início. E até tive azar na minha carreira: fui dispensado, fiz fecho de revistas, trabalhei em startups difíceis e estive desempregado sete vezes». Ainda assim, o editor Wanderlust Travel considera que todo o esforço foi compensatório.
8. Leve a segurança financeira a sério Deve sempre tentar economizar algum dinheiro e equilibrar os seus gastos anuais. No seu último conselho, Jason alerta: «nunca é cedo demais para pensar vida mais tarde».

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto de Alexandra Pedro | Fotografia Shutterstock

«Quando tinha os meus 29 anos, costumava ter muitos almoços com o meu chefe em que falávamos sobre a vida. Um dia, ele disse-me que quando completasse os meus 30 anos teria de me tornar responsável. Não o levei a sério, mas agora que tenho 40, gostaria de o ter feito».

Esta foi a premissa que levou Jason Stahl, editor do site Wanderlust Travel, a reunir oito conselhos fundamentais – que queria ter sabido aos 30 anos – para ter sucesso.

Veja-os na fotogaleria acima.