Publicidade Continue a leitura a seguir

Como fica a nossa pele aos 40?

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia Shutterstock

Os quarenta são uma altura de grande mudança, tanto a nível físico como emocional. Começa uma nova etapa, mais madura, conseguimos olhar as coisas com outra perspetiva e a experiência faz-nos atuar com mais cautela em determinadas situações.

Por outro lado, alguns aspetos físicos são difíceis de controlar e devem ser tidos em conta nos cuidados diários de beleza. Em relação à pele, por exemplo, não só há que ter cuidado com a limpeza e maquilhagem que se usa, como também uma alimentação regrada e hidratação constante são fulcrais para manter uma pele saudável.

É verdade que atualmente envelhecemos com mais qualidade e cada metabolismo é diferente. E que também já há certos tratamentos que adiam o envelhecimento da pele. No entanto, há alguns fatores que, se não começar a considerar o quanto antes, a farão notar a diferença no espelho mais cedo do que deseja.

MANCHAS E RUGAS

As rugas faciais (nomeadamente, à volta do olhos) é uma das grandes preocupações em relação ao envelhecimento da pele. E quando começa a notar aquelas manchas que não estavam lá antes e que agora o incomodam diariamente? Estas manchas são o resultado de anos de desidratação, sol, má alimentação e tabaco. Tenha em atenção estes fatores e aposte na prevenção.

FLACIDEZ

A flacidez acontece quando as fibras de sustentação da pele – colagénio e elastina – são afetadas pela falta de nutrientes ou oxigenação. Este é um dos sintomas que mais frequentemente surgem aos 40. Também podem começar a notar-se mais cedo e essa é a altura ideal para atuar. Há cremes e tratamentos que ajudam a prevenir e retardar a flacidez e quanto mais cedo começar a cuidar de si, mais notórios serão os efeitos.

DESIDRATAÇÃO

A pele torna-se mais desidratada com a idade devido à quebra hormonal na altura da pré-menopausa e com a quantidade exagerada de exposição ao sol, ao longo dos anos. É fundamental a hidratação diária, beber muita água e evitar estar longos períodos ao sol, sem proteção. Se continuar a sentir a pele seca, o ideal é consultar um especialista.

PESCOÇO

É uma das partes do corpo mais negligenciadas nos cuidados diários da pele. Costuma focar-se apenas na cara e esquece o pescoço? Está a cometer um erro grave, uma vez que esta é uma das áreas mais afetadas pela idade. Lembre-se sempre de hidratar e aplicar os seus produtos nesta área.

DESLIZES

Quantas vezes, por preguiça, já foi dormir sem tirar a maquilhagem? Descurou um tratamento continuado? Não tem por hábito lavar a cara com frequência? Está a cometer erros que vão notar-se com o tempo. Reserve um momento do seu dia para cuidar da sua pele, faça disso uma prioridade. É importante e a sua imagem do espelho vai agradecer.