Publicidade Continue a leitura a seguir

Sete formas de manter a casa quente sem gastar (muito) dinheiro

Se durante o dia está fora de casa, feche as portas antes de sair. É mais eficiente conservar o calor se fechar cada divisão da casa pelas diferentes características entre elas. Com as portas abertas acaba por haver uma maior descompensação de temperatura na habitação. A cozinha, por exemplo, tem as suas próprias fontes de energia e não requer tanto aquecimento.
Depois de fechar tudo durante a noite, é natural que ao outro dia o ar não seja o mais agradável. Para ventilar e renovar o ar, basta que abra as janelas entre cinco a dez minutos. A melhor hora para fazê-lo é de manhã, mas quando as temperaturas estão demasiado baixas nesse horário, opte por abrir janelas à tarde antes de o frio regressar novamente.
Outra forma de isolar a casa do frio é fechar os estores e as persianas. As janelas são responsáveis pela perda de 25 a 30 por cento do calor da casa. Não se esqueça de o fazer antes de ir dormir para minimizar o risco de não sair da cama por causa do frio.
A decoração pode ser um joker no aquecimento da casa. Grande parte do calor perde-se pelas paredes, principalmente aquelas que dão para o exterior. Decore a casa com quadros, armários, estantes com livros ou cortinas. E pode ainda utilizar tapetes são ótimos isoladores térmicos.
Saiba gerir o termostato. Por cada grau mais alto na máquina de calor há um custo adicional de mais sete por cento no consumo de energia. Uma temperatura entre 19 e 21 graus é o suficiente para a maioria das pessoas. Se não desligar o aquecimento durante a noite, deixe-o numa temperatura entre os 15 e os 17 graus.
Um quarto do calor que se perde numa casa deve-se às fendas das janelas. Um boa solução para evitar isso é ter janelas duplas que são capazes de reduzir 50 por cento da perda de calor. Se o investimento for demasiado elevado para o seu bolso, tem outras soluções. Proteja estas fendas com silicone ou fita isoladora. Não se esqueça de fortalecer, periodicamente, devido ao desgaste do tempo.
Desligue e ligue o aquecimento. Ao contrário do que se possa pensar, este comportamento não significa mais gastos. Além de poupar algum dinheiro está também a contribuir e a lutar contra as alterações climáticas, ao reduzir os gases que contaminam o ambiente.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quando o frio se instala em força, a primeira atitude que tomamos é ligar o aquecedor. No entanto, no final do mês o que nos gela são as contas da luz e do gás. Descubra sete formas de aquecer a casa sem gastar muito.

A maioria das pessoas resolve a questão do frio com aquecedores elétricos, a óleo, a gás ou ares condicionados. O problema são os seus gastos.

Dez horas de consumo dão um total de quatro euros por dia. Ao fim do mês são 120 euros só para aquecer uma divisão. Se forem dois aquecedores, estamos a falar de 240 euros por mês.

Adote estes sete truques para ter a casa quente sem despesas que arrepiem.