Publicidade Continue a leitura a seguir

As dez profissões mais comuns dos psicopatas

10. Funcionário público: são recrutados porque conseguem «manter a ordem» em momentos de crise e «não têm sentimentos pelos outros, nem código moral». Normalmente, tendem também a «ser muito inteligentes e lógicos».
9. Chef de cozinha: o psicólogo considera que os psicopatas destacam-se em sítios onde os outros possam falhar e essa pode ser uma das razões para o destaque dos chefs nas cozinhas agitadas.
8. Fazer parte da igreja: o fácil relacionamento com os outros através da religião, e obtenção informações confidenciais, são alguns dos factores que levam os psicopatas a seguir esta profissão.
7. Oficial da polícia: saber agir calmamente em situações de perigo e stressantes pode ser um factor muito relevante na polícia e, por isso, os psicopatas tendem a destacar-se nesta profissão.
6. Jornalista: nos traços dos psicopatas, Dutton destaca o charme, o foco, a atenção plena e a crueldade. Tudo traços importantes para o jornalista, principalmente quando existem prazos rigorosos que têm de cumprir.
5. Cirurgião: a calma e tranquilidade dos psicopatas vêm confirmar que existem médicos que podem ter este distúrbio. Um estudo publicado na revista The Bulletin do Royal College of Surgeons, no Reino Unido, indica que os cirurgiões mostram estas características, nomeadamente porque têm de tomar decisões rápidas e difíceis diariamente.
4. Vendedores: auto-promoção, desejo incansável de ganhar mais dinheiro e incapacidade de trabalhar em equipa podem ser algumas características de um vendedor e, simultaneamente, de um psicopata.
3. Apresentadores de televisão e rádio: é preciso nestas profissões pessoas que consigam lidar bem com a popularidade – traço comum entre os psicopatas: sensação grandiosa e exagerada de si.
2. Advogado: além de todos os requisitos que um bom advogado necessita para o sucesso, é essencial que consiga agir com confiança, frieza e uma certa capacidade de manipulação.
1. CEO: «Os psicopatas têm algo que se chama ‘resiliência ao caos’» que, muitas vezes, pode levar estas pessoas às posições de chefia nas empresas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto de Alexandra Pedro | Fotografia Shutterstock

Aparentam ser pessoas normais mas têm características na sua personalidade que os denunciam. De acordo com o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, os psicopatas são definidos como pessoas que têm uma sensação grandiosa e exagerada de si e têm propensão para manipular outros.

De acordo com a Business Insider, este tipo de pessoas têm em comum várias características, nomeadamente as profissões que escolhem exercer.

Kevin Dutton, psicólogo e escritor, que se especializou no estudo da psicopatia, fez uma lista no seu livro The Wisdom of Psychopaths dos tipos de emprego que mais atraem as pessoas com esta perturbação.

Apelidando-os de «psicopatas funcionais», o especialista considera que estas pessoas utilizam as suas «personalidades mais inflexíveis e carismáticas» para ter sucesso.

Veja através da fotogaleria as profissões mais frequentes entre os psicopatas.