Publicidade Continue a leitura a seguir

Angola: 42 anos de independência

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto de Ricardo Santos

Os três principais movimentos independentistas desse território africano (MPLA – Movimento Popular de Libertação de Angola, UNITA – União Nacional para a Independência Total de Angola e FNLA – Frente Nacional de Libertação de Angola) tinham um acordo prévio, mas a independência trouxe também a guerra civil que se iria prolongar até 2002.

Já com sistema multipartidário, Angola – um dos países mais ricos de África em termos de recursos naturais – tornou-se também um caso sério em termos financeiros. Luanda, a capital, é uma das cidades mais caras do mundo, e com a saída de José Eduardo dos Santos do poder (João Lourenço é o novo presidente desde 26 de setembro deste ano) espera-se mudança. Afinal, já passaram 42 anos.

No início da década de 1990 e assunto quase tabu. Johnson afirmou que iria lutar contra a doença e que iria viver ainda muito tempo. Foi a 7 de novembro de 1991. Tal como acontecia nos campos de basquetebol, Magic não nos desiludiu e continua por cá, passando a mensagem e ajudando a quebrar barreiras.