Paulo Farinha
Doenças do intestino: “Não se isole, fale, diga o que sente”
Não é fácil aceitar e integrar uma doença crónica que obriga a internamentos constantes, consultas permanentes e fraca qualidade de vida. O apoio psicológico pode ajudar as pessoas que têm colite ulcerosa ou doença de Crohn a lidar com as limitações e o condicionamento. Jorge Ascenção, psicólogo da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI), fala sobre as das principais formas para superar os desafios diários da colite ulcerosa e da doença de Crohn.
Crohn e colite ulcerosa: viver com doenças crónicas
Colite ulcerosa e Crohn são doenças crónicas, não têm causa conhecida, não se podem prevenir e limitam a vida familiar, social, escolar e profissional. Estas doenças inflamatórias do intestino podem levar a internamentos e baixas prolongadas. Uma petição que será entregue na Assembleia da República espera mudar a vida dos mais de vinte mil pacientes em Portugal. O acesso prioritário a casas de banho públicas, em caso de urgência, é uma das reivindicações.
Resposta da mãe que acabou de se divorciar para a filha adolescente
– Mas ouve lá: o que é que te passou pela cabeça para achares que eu ia falar contigo sobre sexo? Contigo, o tema sexo tem apenas uma direção. De mim para ti. Eu a falar contigo para saber se tens juízo e, quando for a tua primeira vez, para saber se tomaste as precauções todas. Mas tu achavas sinceramente que eu ia partilhar as minhas aventuras contigo?
1
Página 1 de 1