Detox: cremes deliciosos para a beleza interior

Cremes deliciosos que vão ajudar a cuidar do corpo e da forma.

Na primeira pessoa: “Nunca digo a um doente que só tem x anos de vida”

A ONCOLOGISTA | Maria José Passos, 64 anos, é oncologista especialista em melanoma e cancro da mama. É uma das primeiras especialistas na doença em Portugal. A sua carreira de mais de três décadas cruza-se com a fase em que a ciência fez mais avanços para o tratamento da doença. É a primeira de seis entrevistadas para a nosso série «O cancro na primeira pessoa», que assinala o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.

Nadia Murad: “violavam-nos sem culpa, como se fosse uma coisa natural”

Foi escrava do Estado Islâmico no Iraque, como mais de seis mil mulheres yazidis capturadas desde 2014. Nadia Murad conseguiu fugir e conta a sua história em livro – e nesta entrevista. Outras três mil mulheres yazidis estão ainda nas mãos do Daesh.
Notícias Magazine

José Pacheco: “Procurem nas escolas professores que ainda não tenham morrido”

José Pacheco, professor, pedagogo, defende uma escola sem turmas, sem ciclos, sem testes, sem chumbos, sem campainhas. Aos críticos, pede alternativas e conta histórias de sucesso. Fundou um projeto inovador na Escola da Ponte, em Santo Tirso, em 1976, quando percebeu que não podia continuar a dar aulas. Derrubou paredes, juntou alunos, ergueu um método em que quem aprende define o seu ritmo de aprendizagem. Foi ameaçado, ouviu coisas feias, disseram-lhe que quando fosse mais velho iria ganhar juízo. Tem agora 66 anos e não mudou de ideias. Continua a acreditar que a escola são pessoas e não um edifício de betão. Não percebe a insistência nos exames, diz que se confunde avaliação com classificação, refere que os chumbos comprovam que o sistema não funciona.
Notícias Magazine

A liberdade foi a melhor coisa que a Notícias Magazine me deu

Cresci imenso nestes vinte anos. A NOTÍCIAS MAGAZINE também cresceu. Já era tempo de cada uma seguir o seu caminho. Fica bem entregue. Desejo‑lhe tudo de bom. E sei que ela retribui. Vamos, então, à vida.

Portugal está no coração de Santiago de Compostela

É a cidade mais portuguesa da Galiza. Santiago de Compostela, onde parece que todos os caminhos do mundo vão dar, está cheia de pegadas portuguesas. Da língua à música, do velho fado da Amália ao contemporâneo de Ana Moura e António Zambujo, das canções de Zeca Afonso e Fausto ao rock dos Xutos & Pontapés, são marcas de Portugal na vida compostelana. Literatura, arquitetura, gastronomia e cerveja lusas também lá estão.

O poder sobe mesmo à cabeça, segundo as neurociências

Desvio de capitais, corrupção, uso da posição hierárquica para assédio sexual ou moral, abuso de poder. A cada novo escândalo, no setor público ou privado, no campo financeiro ou sexual, há uma pergunta inevitável: aquela pessoa foi sempre assim ou perdeu­‑se quando chegou ao topo? Dito de outra forma: o poder corrompe ou revela? Mais: há forma de preparar quem exerce o poder para uma liderança ética?
Notícias Magazine

A boca cheia de ética

O novo líder do PSD é, afinal, o mesmo indivíduo que, na Câmara do Porto, usava e abusava de meios públicos para gerir os seus ódios pessoais e procurar desacreditar os jornalistas que não contavam a única versão certa da história – a dele.