Toyota GR Yaris: uma montanha de emoções

O motor 1.6 Turbo debita agora 280 cavalos e 390 Nm de binário. Um autêntico poço de energia

O sucesso da primeira geração levou a marca japonesa a melhorar o modelo. Que ficou mais viciante do que nunca.

Em 2021, a Toyota fez uma aposta arriscada e lançou um carro de ralis, homologado para circular em estrada. Foi um sucesso imediato, que levou a marca a lançar este ano a segunda geração. Ouviu as críticas dos clientes (elevou o retrovisor interior, baixou o banco do condutor e o ecrã central, renovou o interior e trabalhou melhor o escape), aumentou a potência e o binário do 1.6 tricilíndrico turbo e construiu um dos carros mais divertidos de conduzir que o dinheiro pode comprar.

O GR Yaris une-se ao condutor e, graças a uma boa gestão da tração integral, uma direção bem calibrada e uma suspensão eficaz, é uma fonte inesgotável de prazer. O pequeno GR atinge os 230 km/h de velocidade máxima e faz 5,2 segundos dos 0 ao 100 km/h, mas mais impressionante do que os números são as sensações que se obtêm ao volante. Nesta nova geração, a Toyota acrescentou uma caixa automática de sete relações (que é mais rápida em pista do que a manual), três modos de condução (Normal, Gravel e Track).

Mesmo sabendo que o prazer não tem preço, o GR custa a partir dos 61 650 (caixa manual) e dos 68 950 euros (caixa automática).

Dimensões Mede 3,99 metros, tem 1,81 m de largura e 1,46 m de altura. Destaque para o baixo peso (1280 quilos) e os 50 litros de capacidade do depósito.

Pormenores Atendendo a quem usa o carro em pista, a Toyota dotou o GR de para-choques dividido para fácil substituição, grelha mais resistente e novo farolim traseiro.

Equipamento Tem ar condicionado automático bi-zona, Toyota Safety Sense 3, reconhecimento de sinais de trânsito, bancos dianteiros desportivos e câmara traseira.