O português que está a dirigir o Madame Tussauds em Nova Iorque

Está à frente de museu que se celebrizou pelas figuras de cera. A de Cristiano Ronaldo é um marco da sua carreira.

A recente nomeação de Tiago Mogadouro como diretor-geral do museu de figuras de cera Madame Tussauds, em Nova Iorque, só apanhou de surpresa quem não lhe conhece o empenho, habituado a delinear estratégias para atingir objetivos. Foi o que fez para desenvolver o Sea Life Porto, para calcular o “risco” de dar o salto para o estrangeiro e para lançar figuras carismáticas no museu, como a de Cristiano Ronaldo.

A nova função que agora assume é o reconhecimento do trabalho que já vinha desenvolvendo há anos naquela atração do grupo Merlin Entertainments, onde desempenhava o cargo de responsável máximo do marketing. Foi a partir dali que participou no lançamento de dezenas de réplicas de personalidades, como Mariah Carey, Harry Styles, Beyoncé ou Matthew McConaughey, e de novas áreas, como a Glow Gala e Seasons of New York City, que ajudaram a revitalizar a atração.

A campanha de lançamento da figura de Cristiano Ronaldo, desenvolvida em parceria com o Turismo de Portugal, foi a mais bem-sucedida de sempre de todos os museus Madame Tussauds, tendo atingido uma audiência de 1,2 mil milhões de pessoas e tornado o jogador no primeiro atleta a fazer um takeover de Times Square. Para Tiago, que recorda o momento com “carinho”, este tornou-se um dos “marcos” da sua carreira.

Este ano, é esperado que a figura de Vinicius Júnior, do Real Madrid, se junte à equipa. Mas Tiago estará focado no novo cargo e em fazer da visita ao Madame Tussauds, que recebe cerca de um milhão de visitantes por ano, “a melhor experiência de museu” na competitiva Nova Iorque.

Natural da Invicta, ingressou no curso de marketing do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, tendo depois realizado um mestrado na área de comunicação na Universidade do Porto, formações que se revelaram “boas bases” para o trabalho que agora tem em mãos.

Ainda estudante, trabalhou na Walt Disney World, nos EUA, e teve algumas experiências no estrangeiro, nomeadamente como voluntário nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Depois começou a trabalhar como marketeer no Expanding Group e, mais tarde, como gestor de marketing da Federação Portuguesa de Natação.

Em 2016 tornou-se assistente de marketing no Sea Life Porto, tendo subido rapidamente ao lugar de diretor de marketing. Em 2020, concretizou o “desejo antigo” de rumar a Nova Iorque. Primeiro assumiu o cargo de diretor de marketing do Madame Tussauds e, mais tarde, avançou para o lugar de Head of Marketing. “Dei um passo atrás percebendo que, com esforço e dedicação, poderia abrir-se uma janela de oportunidade”, recorda. E assim foi.

Tiago Mogadouro
Localização Nova Iorque, EUA
Profissão Diretor-geral do museu Madame Tussauds de Nova Iorque
Idade 36 anos