
O Consultório Médico desta semana por Paulo Lima Pereira, médico de família (medicina geral e familiar).
Devo medir a pressão arterial de forma regular? Como posso fazer esse controlo?
Maria de Jesus
De acordo com dados publicados pelo SNS, estima-se que cerca de 43% da população adulta em Portugal tenha hipertensão arterial (HTA). Esta doença, que corresponde a uma elevação crónica da pressão a que o sangue circula nas nossas artérias, é um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares, principal causa de morte da nossa população.
No entanto, e apesar dos efeitos deletérios que a HTA tem no nosso corpo, esta pode frequentemente passar despercebida durante vários anos e só apresentar sintomas quando os danos causados já forem significativos. É, por isso, crucial que todos (mesmo quem se sente saudável) verifiquem regularmente a pressão arterial e abordem o médico se os valores estiverem persistentemente elevados (isto é, se os valores forem superiores a 135/85 mmHg de forma continuada).
As medições podem gerar resultados muito diferentes, dependendo de inúmeras variáveis.
Assim, para fazer uma leitura adequada dos valores da pressão arterial, é fundamental seguir algumas recomendações.
Para fazer uma medição precisa em casa, deve-se, primeiramente, escolher um equipamento certo. Devem preferir-se aparelhos de braço e validados (pode consultar o site http://www.stridebp.org/ para exemplos). É também importante garantir que a braçadeira é adequada para o seu braço e que a coloca idealmente sobre a pele (e não sobre roupa), cerca de dois dedos acima da dobra do cotovelo.
Aquando da medição deve evitar-se a cafeína, exercício físico e tabaco nos 30 minutos que a antecedem. Deve também esvaziar-se a bexiga. Sente-se com as costas encostadas, os pés apoiados no chão e os braços sobre uma mesa, à altura do coração. Assegure ainda que descansa cinco minutos antes e que não fala nem se movimenta durante a leitura.
Faça pelo menos duas leituras, com aproximadamente um/dois minutos de intervalo, e calcule a média dos resultados. À medida que vai fazendo medições de controlo, pode ser útil registá-las, juntamente com o dia e a hora em que as realizou, e levá-las consigo na sua próxima consulta. O seu médico e, acima de tudo, a sua saúde vão agradecer-lhe.
*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, jardinagem, Saúde,finanças pessoais, sustentabilidade e sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected]