Mercedes G580: quando o barato não sai caro

Mercedes-Benz G580 mit EQ Technology.

O icónico todo-o-terreno alemão tem agora uma versão elétrica que custa metade da versão equivalente a gasolina.

Lançado há 45 anos, o G rapidamente se tornou numa referência no todo-o-terreno. E, quando se tratou de avançar na eletrificação, a Mercedes tomou a opção correta: eletrificou o G praticamente sem tocar na carroçaria, mantendo os interiores dos modelos com motor a combustão.

Conseguiu a proeza de conseguir que seja mais barato e eficaz em qualquer terreno graças a um motor elétrico por roda o que, aliado a um binário monstruoso, permite progredir com uma suavidade que nunca experimentáramos antes num veículo destes.

A potência (587 cavalos) e o binário (1164 Nm) permitem prestações de um desportivo

A isso alia-se a possibilidade de inverter a marcha em qualquer nesga de terra (pode girar 360 graus) e à função de G-Steer, que inverte a rotação da roda interior traseira, permitindo fazer as curvas mais apertadas. Gostámos menos da direção algo vaga, do tato esponjoso do travão e do adornar da carroçaria.

As três toneladas de peso e uma aerodinâmica pré-histórica traduzem-se em consumos elevados. O mesmo é dizer numa autonomia algo justa (conseguimos 400 km em cidade). Bom mesmo é o preço (148 400 euros), pois que o G, com potência idêntica e usando motor a combustão, custa quase o dobro.


Números
O G580 tem baterias de 124 kWh (116 kWh úteis), acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos e atinge os 180 km/h (autolimitados). Pesa 3010 quilos.

Dimensões Mede 4,62 metros de comprimento, 1,98 metros de altura e 2,18 metros de largura (incluindo os retrovisores). A distância entre eixos atinge os 2,8 metros.

Equipamento A versão ensaiada (a Edition One) tinha elementos de design azuis no exterior, combinados com a AMG Line e o Pack Night. O sistema de som é da Burmester®.