O Consultório Médico por Paulo Lima Pereira, Médico de família (medicina geral e familiar).
Como viver as festas de forma mais saudável?
João Torres
Num período festivo como este, é normal partilhar memórias à mesa com quem mais gostamos, enquanto se saboreiam iguarias típicas da época. Nestes momentos, são comuns os excessos gastronómicos, com a desculpa de que não faz mal porque estamos em período festivo.
No entanto, é possível viver esta época do ano de maneira equilibrada, sem descurar a saúde. Isto é relevante para todos nós, sendo particularmente importante para pessoas que tenham doenças como a diabetes, não havendo necessidade de uma privação total, desde que existam determinados cuidados.
Como estratégias que podem ser adotadas para que estes momentos especiais possam ser usufruídos de maneira prazerosa, sem excessos, deixo as seguintes:
Priorize os legumes e vegetais na refeição: preencha metade do prato com alimentos coloridos e ricos em fibra. Varie entre as refeições e opte por aqueles que são confecionados sem molhos ou gorduras adicionadas. Se conseguir, ingira a salada antes dos carboidratos da refeição.
Controle a escolha dos carboidratos: prefira ingerir este nutriente na forma de grãos integrais, legumes, frutas e lácteos com teor reduzido de gordura, em detrimento de alimentos mais refinados e/ou com adição de açúcares.
Use e abuse de ervas aromáticas e especiarias: sabia que a canela (do Ceilão) pode ter um efeito positivo nos níveis de açúcar no sangue?
Mantenha-se hidratado: mesmo nestes dias festivos, é necessário ingerir 1,5 a 2 litros de água por dia.
Evite bebidas adoçadas: opte por comer fruta, em vez de beber o seu sumo.
O consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado, evitando beber só por beber.
Pratique exercício físico: é essencial para um melhor controlo dos níveis de açúcar e aumenta a sensação de bem-estar.
Assim, as festas podem e deve ser momentos de bem-estar e partilha em família, que não precisam de estar associados a excessos alimentares ou ser pouco saudável.
Festas felizes, mas pouco doces!