Escolhas culturais de Mia Tomé: uma paz que atrai

Acaba de ser editado “Há um herbário no deserto”, álbum em que Mia Tomé canta e diz poesia de Emily Dickinson. A 28 deste mês há audição do disco, e conversa com Isabel Lucas, na Buchholz, em Lisboa (Foto: Andrea Koesters)

Take Me Home, Country Roads

Versão de Lana Del Rey lançada no fim de 2023, tem-me acompanhado desde então. Admiro as referências e ligações que ela oferece entre álbuns e canções. Num dos seus temas recentes memorava John Denver e a sua “Rocky Mountain High”, e nem um ano depois brindou-nos com esta “cover”, em que evoca o músico do Novo México. É um vício em loop.

 

Desert Ballad

As imagens da artista visual Andrea Koesters revelam a magia e o mistério do sudoeste americano. Há uma paz que me atrai. Gosto de permanecer nas suas histórias, sobretudo da sua última exposição coletiva, “Desert ballad”.

 

Espelho Mágico – Uma História do Cinema

O livro do realizador, crítico e programador Francisco Valente viaja pelas obras desse lugar que me é tão especial: o cinema. Uma forma de entender as imagens através de palavras, olhando para clássicos e modernos com delicadeza e entusiasmo.