
Um programa de defesa das corujas-malhadas lançou uma campanha insólita para tentar ajudar a salvar os animais da extinção, mas a ideia tem gerado polémica.
No Canadá, um programa de defesa das corujas-malhadas, ameaçadas de extinção, lançou uma campanha inusitada para arrecadar fundos e chamar a atenção para a difícil situação das aves.
Com o nome “No regRATS”, a ideia permite que os participantes batizem um rato morto com o nome de um ex-parceiro ou desafeto, que será a refeição de uma coruja-malhada.
Em troca de uma doação de cinco dólares (cerca de 3,36 euros), as pessoas recebem um vídeo e uma foto do rato “homenageado” a ser devorado pela ave.
A ação, que entrou em vigor perto do Dia dos Namorados, visa destacar a grave ameaça que estes animais enfrentam devido à destruição do seu habitat nas florestas da Colúmbia Britânica.
A campanha tem gerado polémica, principalmente entre os defensores dos ratos, mas tem sido uma maneira eficaz de angariar recursos para o programa de reprodução, que luta para reverter o declínio da espécie.