Cristiano Ronaldo faz 40 anos nesta quarta-feira. A estrela mundial ainda não quer pendurar as chuteiras e está prestes a tornar-se acionista do clube onde joga, o saudita Al-Nassr. Enquanto marca golos dentro do campo, vai preparando o futuro, que passa por investir os milhões que ganha em negócios tão diversos como implantes capilares, porcelana e cerâmica, hotéis ou criptomoedas.
O que fazer quando a conta bancária engorda à velocidade de mais de 23 mil euros por hora durante 20 anos? Sim. É de perder a cabeça. Mas, o que Cristiano Ronaldo fez ao longo da vida foi exatamente ter a cabeça no lugar. Numa altura em que está prestes a passar para o clube dos quarentões – faz 40 anos nesta quarta-feira, dia 5 -, a estrela portuguesa mais mediática em todo o Mundo continua a colecionar êxitos. Nos relvados e fora deles. Sem que se veja um final de carreira como futebolista, antes pelo contrário – prepara-se para renovar contrato com os sauditas dos Al-Nassr até meados de 2026, tornando-se mesmo dono de parte do clube. Segundo o jornal espanhol “Marca”, a estrela portuguesa passará a deter 5% do Al-Nassr, numa altura em que o clube tem uma nova Direção e quer reforçar a aliança com a marca Ronaldo. “Não descarto a possibilidade de me tornar dono de um clube”, disse o internacional português há dois anos quando apresentou a sua nova marca de água mineral Ursu 9. Na altura, explicou que sempre foi “uma pessoa muito determinada e muito profissional”.
Sim. É disso que se trata. O jogador de futebol há muito que deu lugar a uma marca global explorada ao máximo pelos homens de confiança que o rodeiam. Uma pequena equipa que o aconselha e define a sua estratégia empresarial, até porque Cristiano Ronaldo é uma verdadeira máquina de fazer dinheiro, entre salários, patrocínios, investimentos e participações acionistas.
Não foi por acaso que em meados de janeiro se deslocou a Portugal uma missão de empresários da Arábia Saudita interessados em conhecer o país de Cristiano Ronaldo e em seduzir empresas portuguesas para que invistam na península arábica.

De acordo com a revista “Forbes”, o património atual do futebolista, vindo dos rendimentos provenientes do futebol e de patrocínios com marcas como a Nike, Unilever e Binance, é de cerca de 250 milhões de euros. Mas, considerando os seus negócios, o seu património líquido poderá atingir os mil milhões de euros já este ano. Esta imensa riqueza, aliada ao ímpeto empreendedor, garante que Ronaldo continuará a ser uma figura dominante mesmo depois de pendurar as chuteiras. Para isso, o astro mundial precisa de quem cuide dela. Homens de confiança e de lealdade absoluta, porque, de outra forma, seria difícil ao craque português atingir as metas a que se propõe fora de campo.
Quem convive de perto com o jogador – que pediu para não ser identificado – diz à NM que “Cristiano podia estar a preparar uma vida de ex-futebolista, viver dos rendimentos, mas não é o que quer”. Há alguns anos que a estrela do desporto investe os seus rendimentos em projetos de base tecnológica, no turismo e no imobiliário. “Os seus interesses dividem-se em o que faz no Mundo e em Portugal. É como enquanto profissional de futebol: há os clubes que representa mundialmente e o amor pela seleção”, explica.
Daí que Ronaldo seja um parceiro na Insparya, a empresa de base tecnológica de implantes capilares, e ao mesmo tempo invista na Vista Alegre, uma empresa centenária que representa a portugalidade. Ou então a pulseira biométrica Whoop, que abrange todo o mercado mundial e um dos maiores investimentos do jogador em contraste com a aposta na MediaLivre, detentora da CMTV, “Correio da Manhã” ou “Record”, onde colocou 17 milhões de euros.
Investir em empresas portuguesas faz parte da estratégia? “Não é indiferente”, frisa fonte próxima do atleta, mas também “faz investimentos globais que têm como espaço a inovação e a performance, como a Ledboots, uma tecnologia que permite a recuperação muscular de uma forma rápida e eficiente”. No futuro, o objetivo passa por criar produtos que ajudem a conseguir um envelhecimento saudável, uma fixação do jogador que também lhe tem permitido prolongar a carreira, mas sem avançar mais do que isso – Cristiano guarda para si e para a sua equipa os novos projetos.

Há cerca de quatro anos, o futebolista mudou a sede da principal empresa, a que agrupa a maior parte das suas participações, do Luxemburgo para Lisboa, numa operação conduzida por Miguel Marques, atual presidente da CR7, SA. A partir de um escritório na Torre 2 das Amoreiras, a holding também é gerida pelo irmão de Cristiano, Hugo Aveiro, e ainda pelo amigo de longa data Miguel Paixão. Miguel Marques é o homem em quem o astro português confia a sua fortuna há, pelo menos, 15 anos, mesmo quando passou por momentos mais difíceis, como a crise dos bancos, a queda do BES ou a condenação em Espanha por evasão fiscal, apanhando uma pena de prisão suspensa e pagando uma multa de 18 milhões de euros.
Mesmo assim, a confiança em Miguel Marques continuou inabalável, apesar de, no outro lado do vértice, o seu outro homem de confiança, Jorge Mendes, ter perdido pontos, que culminaria com o rompimento total e a promoção de Ricardo Regufe, o homem que tirou Cristiano do Manchester United e o colocou na rota das arábias.
Uma das apostas mais seguras e mais antigas são os hotéis Pestana CR7. Há oito anos que Cristiano Ronaldo e o grupo Pestana trabalham de mãos dadas e dessa parceria, iniciada em 2016, resultaram seis unidades hoteleiras. Um investimento no turismo que, na maioria das vezes, anda de mãos dadas com o imobiliário, uma vez que o craque vai colecionando casas.

De entre os vários patrocínios que formam uma fatia substancial do rendimento, o mais rentável é, sem dúvida, o da Nike. A marca de desporto norte-americana assinou com Cristiano Ronaldo um contrato vitalício em que paga 20 milhões de euros por ano pelo uso da sua imagem. Quem não gostaria de uma reforma desse valor? Em novembro do ano passado, o astro mundial confirmou que o Euro 2024 foi, “sem dúvida”, o último e que a sua possível saída de cena, “se tiver de acontecer” será “daqui a um, dois anos”. “Vou fazer 40 anos em breve…”
Os homens que fazem brilhar a marca Ronaldo
Uns mais discretos do que outros, são os homens em quem Cristiano Ronaldo confia a sua fortuna e, na verdade, a sua vida. Eles estão em várias empresas do universo do futebolista e raramente aparecem publicamente, porque acreditam que quem tem de brilhar é a marca CR7.
A principal empresa que agrupa quase todos os investimentos da estrela mundial, a CR7, SA, é presidida por Miguel Marques. São muitos milhões geridos pela família, principalmente pelo irmão Hugo Aveiro, pelos amigos, como Miguel Paixão e José Semedo, ou por gestores de fortunas profissionais, como é Miguel Marques. Este último é o verdadeiro tecnocrata por onde passam milhares de milhões de euros das maiores fortunas do país através da sua empresa LM Capital, situada em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa.

A ligação de Miguel Marques a Cristiano Ronaldo existe desde 2010, quando era gestor do banco suíço Hyposwiss, que depois passou a chamar-se SGKB. Aliás, nessa altura, já geria a fortuna de José Mourinho, e mais tarde, também de Pepe ou de James Rodriguez. Tudo profissionais do futebol que eram representados pela Gestifute de Jorge Mendes.
Quando Ronaldo teve problemas com o Fisco espanhol, Miguel Marques e o seu advogado de sempre Carlos Osório de Castro tiveram um papel fundamental na negociação. Foi nessa altura que Cristiano resolveu mudar de ares em termos futebolísticos e abandonar o Real Madrid para ingressar na Juventus, onde ganhou durante três anos 272 milhões de euros. Ao mesmo tempo, Miguel Marques também se tornava independente do banco suíço e criava a sua própria gestora de fortunas, a LM Capital, que fechou o ano de 2023 com um total de mais de mil milhões de euros sob gestão e um lucro de 2,3 milhões de euros, de acordo com o relatório e contas da empresa.
Não há dúvida que o sucesso profissional de Miguel Marques está assente na fortuna de Ronaldo, apesar de a sua empresa ter cerca de 300 clientes e pouco mais de 15 pessoas. Miguel Marques investe a fortuna dos outros em ações, obrigações, fundos e dívida soberana, mas com Ronaldo a relação é mais umbilical e de total confiança. E isso é evidente por estar presente como administrador em várias das suas apostas estratégicas de negócio.
Quem aconselha quem nos investimentos de Ronaldo? Fonte próxima do jogador diz que “é ele próprio, mas aceita sempre as sugestões dos que mais diretamente trabalham com ele”, como é o caso do irmão Hugo Aveiro, que Cristiano chamou para quase todos os seus negócios, seja como administrador na holding CR7, SA ou em outros investimentos. Hugo está presente ainda na CR7 Lifestyle, ligada aos hotéis Pestana CR7, e à imobiliária Ponta de Lança, bem como à Mussara, a empresa que explora o Museu CR7, no Funchal. Aliás, esta empresa, da qual Hugo Aveiro detém 30% e o irmão 70%, foi acusada há quatro anos, em Itália, de vender 13 mil camisolas falsas da Juventus, clube que Ronaldo representou entre 2018 e 2021. Hugo Aveiro ainda enfrenta julgamento.

Outras importantes peças do puzzle de negócios do astro de futebol são os dois colegas, agora ex-futebolistas, do tempo da formação do Sporting. Miguel Paixão e José Semedo são considerados família na constelação Ronaldo e desempenham um papel importante nos negócios do jogador. Em 1997, Cristiano, José Semedo e Miguel Paixão entraram no centro de formação do Sporting e desde essa altura que se tornaram inseparáveis, uma amizade que perdura até hoje. José Semedo e Cristiano Ronaldo seguiram para o estrangeiro, um para Itália (Cagliari) e outro para Inglaterra (Manchester United), enquanto Miguel Paixão ficou em Portugal (Farense).
Em setembro de 2021, Cristiano Ronaldo esteve ao lado de José Semedo quando a sua mulher, Soraia, morreu de septicemia. “Há momentos em que tudo passa para segundo plano, inclusive o futebol. Partiu um ser humano fantástico, a nossa querida Soraia, uma mãe maravilhosa e mulher de um dos melhores amigos que a vida me deu”, escrevia Cristiano nas redes sociais. E não abandonou o seu amigo, que o incluiu nos seus negócios e foi fundamental para que José Semedo assumisse responsabilidades na departamento de formação do Al-Nassr.
Já Miguel Paixão é administrador da principal empresa do universo Ronaldo e continua a ser fundamental na gestão da sua fortuna, juntamente com Miguel Marques. Deixou o futebol em 2015, quando jogava no Oriental, e, passada uma década, já percorreu várias funções nas empresas de Cristiano. Começou por ser o rosto do Museu CR7, na Madeira. Dizia na altura ao jornal “Record” que o que mais gostava de fazer “era jogar futebol, mas as coisas não se proporcionaram da forma que idealizara”. “Tinha 14 anos quando o conheci. Jogávamos juntos, estudávamos no Lumiar e éramos colegas de quarto na Residencial D. José. A amizade foi crescendo e, mesmo quando ele foi para o Manchester United, falávamos quase todos os dias.”
De relação próxima mais recente, Ricardo Regufe substituiu o agente de sempre, Jorge Mendes, depois da entrevista polémica de Ronaldo quando jogava pelo Manchester United, que azedaram a amizade e a confiança entre o jogador e o empresário. Regufe protagonizou o contrato mais valioso de sempre para qualquer jogador de futebol quando, em 2023, Ronaldo passou a ganhar mais de 200 milhões de euros por ano de salário. Diz-se que a comissão de Regufe no negócio foi de 30 milhões de euros. Ricardo Regufe conhecia Ronaldo desde o início dos anos 2000, quando era o responsável da Nike na seleção portuguesa, ele com 21 anos e o jogador com 16. Foi um longo percurso de Regufe que agora representa o jogador e negoceia outros contratos, como o que a marca norte-americana assinou com Ronaldo no valor de 20 milhões por ano.
Outro dos nomes “contratados” por Ronaldo à seleção portuguesa é Tiago Craveiro. Este gestor foi secretário-geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e diretor-executivo da Federação Portuguesa de Futebol, sendo atualmente consultor estratégico do presidente da UEFA e do Gabinete Executivo da UEFA.

Craveiro conheceu Ronaldo em 2012, através de seleção, mas só há pouco mais de um ano é que começou a trabalhar nos diferentes domínios empresariais do jogador, desde logo no negócio com a Cofina, em que comprou 30% da nova empresa MediaLivre, dona de títulos como a CMTV, “Correio da Manhã” ou “Record”. Mais recentemente, em setembro do ano passado, Tiago Craveiro passou a integrar a administração como não-executivo da Vista Alegre, após o jogador ter comprado uma participação de 10% da Vista Alegre Atlantis e 30% da subsidiária espanhola.
Onde estão os milhões de Ronaldo?
Há quem diga que Cristiano Ronaldo quer imitar o sucesso de David Beckham após a sua reforma dos relvados, mas a situação é bastante diferente. O percurso empreendedor de Ronaldo iniciou-se bem antes de começar a pensar na vida extra-futebol. Não é por acaso que já ostenta um portefólio diversificado, que passa por hotelaria, saúde, tecnologia, media ou redes sociais. Veja os nove negócios mais emblemáticos da estrela mundial.
O porta-aviões CR7, SA
Com interesses tão diversos, Cristiano Ronaldo tinha de juntar todos os seus negócios numa empresa que fizesse a agregação. Assim, no leque das empresas do jogador há duas que se destacam por serem os maiores investimentos do atleta: a CR7 Lifestyle e a CR7, SA. A primeira é uma unipessoal com mais de 20 milhões de euros de capitais próprios e a outra agrupa mais de duas dezenas de empresas, entre investimentos nacionais e estrangeiros.
Debaixo da CR7, SA, Cristiano Ronaldo tem uma posição de controlo sobre quatro empresas nacionais (Domum Septem, CR7 Footwear, 7Egend e Category Challenge) e posições minoritárias ou igualitárias em cinco empresas portuguesas e quatro estrangeiras (ver infografia). É aí que encontramos a presença de Ronaldo nos negócios com o grupo Pestana nos hotéis, a parceria com Francisco Ferreira para a água Ursu9 ou a operação da Insparya, a empresa de implantes capilares detida com Paulo Joaquim Silva Ramos. Já a CR7 Lifestyle agrega uma participação de 100% na CR7 Lifestyle Lisboa, a empresa detentora do hotel Pestana CR7 Lisboa e ainda uma participação de 50% na Pestana CR7 – Madeira Hotel Investimentos Turísticos, no Funchal.
Os patrocínios que valem milhões
Ao longo da carreira, os seus rendimentos sempre incluíram contratos multimilionários, patrocínios recorde e parcerias de marca a longo prazo que lhe permitem um encaixe extra de cerca de 50 milhões por ano. O mais emblemático foi com a Nike, marca que está com o atleta desde 2003. Mas foi em 2016 que a empresa norte-americana assinou um contrato vitalício com Ronaldo no valor total de mil milhões de euros, pagando à estrela mundial cerca de 20 milhões de euros por ano, um acordo raro e que só está ao alcance de poucos, como o basquetebolista LeBron James.
Mas a lista não pára aqui. O atleta esteve e está com grandes marcas como a Herbalife, Clear, Tag Heuer, KFC ou a Armani. Só a Herbalife Nutrition paga meio milhão por ano e a American Tourister, empresa do grupo Samsonite, oferece 400 mil euros anuais.
O rei das redes sociais
Mesmo após 25 anos de carreira ao mais alto nível, Cristiano Ronaldo continua a ser um fenómeno global nas redes sociais, sendo a personalidade mais seguida em todo o Mundo. Em setembro do ano passado, após ter criado um canal de YouTube, que bateu todos os recordes, o internacional português chegou aos mil milhões de seguidores em todas as plataformas. Mas é no Instagram, onde é seguido por 633 milhões de pessoas, que o jogador ganha mais dinheiro, liderando a lista a nível mundial, à frente de Messi (504 milhões), Selena Gomez (426 milhões) ou Kylie Jenner (399 milhões).
Por cada post que coloca no Instagram recebe 3,4 milhões de euros, segundo a plataforma especializada em redes sociais Hopper HQ. Imaginemos que Ronaldo coloca um post por semana na Instagram, só nessa rede social o encaixe anual seria próximo dos 176 milhões de euros – quase o que ganha a jogar futebol pelo Al-Nassr.
Para além do Instagram, Ronaldo tem ainda 73,3 milhões de seguidores no YouTube, 170 milhões no Facebook, 113 milhões no X (antigo Twitter), 9,4 milhões no Kuaishou e 7,5 milhões no Weibo.
Porcelana, cerâmica e cristais
Foi a grande surpresa do início de verão do ano passado. Cristiano Ronaldo, o investidor em tecnologia e inovação, criptomoedas e saúde, anunciava a entrada no negócio da porcelana de design ao investir na histórica Vista Alegre, adquirindo 10% da empresa e 30% da sua subsidiária espanhola. A parceria previa também a criação de uma empresa conjunta, detida em 50% por cada investidor, para os mercados do Médio Oriente e Ásia com o objetivo de expandir as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro naquelas geografias.
Na altura, ambas as partes não revelaram o valor do investimento, mas a operação envolveu a compra de 16,765 milhões de ações que eram detidas por Fernando Campos Nunes, fundador e acionista do grupo Visabeira. Assim sendo, se as ações foram vendidas ao preço da última cotação em bolsa na altura, esse investimento de 10% da Vista Alegre terá rondado os 17 milhões de euros.
O glamour dos hotéis CR7
É provavelmente a parceria mais antiga de Cristiano Ronaldo, aquela que o liga ao grupo Pestana, uma empresa hoteleira com sede na Madeira. O jogador detém 50% da CR7 Lifestyle Hotels atualmente com seis unidades e uma história que começou em 2016, quando o avançado abriu o primeiro CR7 Hotel no Funchal, seguindo-se de imediato Lisboa. Mas só há quatro anos é que a marca iniciou a internacionalização com a abertura em Madrid do Pestana CR7 Gran Via. A unidade hoteleira representou um investimento de 13 milhões de euros, estando situada numa das principais artérias madrilenas. No mesmo ano, a cadeia abriu outro hotel em Nova Iorque, em plena Times Square, e, em março de 2022, foi inaugurado o Pestana CR7 Marrakech, em Marrocos.
Agora, o próximo passo é Paris, onde a parceria vai investir 60 milhões de euros para ter pronto o Pestana CR7 Austerlitz em 2027. As obras de construção já arrancaram, sendo que o novo hotel irá ter 210 quartos. Na apresentação do projeto, Cristiano Ronaldo estava orgulhoso por finalmente a cadeia ter chegado à Cidade Luz: “Quando eu e Dionísio Pestana iniciámos esta caminhada, a ambição de ambos coincidiu no desejo de termos a marca Pestana CR7 Lifestyle Hotels presente em grandes cidades. Ao sétimo ano da parceria, é com enorme orgulho que registo o arranque deste hotel em Paris”.

(Pedro Rocha / Global Imagens)
Aproveitar a boleia das criptomoedas
É uma parceria com a maior corretora de criptomoedas do Mundo. A Binance, de origem chinesa, já está com Cristiano desde 2022, quando criou, juntamente com o jogador, uma série de coleções de NFT, que foram vendidos na plataforma da corretora. Desde então, foram comercializadas quatro coleções inspiradas na biografia de CR7, sendo que um dos ganchos para incentivar a compra é a possibilidade de um encontro pessoal com Ronaldo, que promove frequentemente a Binance nas suas redes sociais. Esta tem sido uma parceria que, no entanto, tem causado dissabores a Ronaldo, que viu entrar no final de 2023 no tribunal da Florida, nos Estados Unidos, um processo em que os clientes pedem uma indemnização de mil milhões de dólares (915 milhões de euros) por considerarem que a publicidade feita pelo jogador foi “enganosa e injusta”. O processo refere que o internacional português “promoveu, auxiliou e/ou participou ativamente na oferta e venda de títulos não registados em coordenação com a Binance”. Apesar de enfrentar essa ação coletiva, o ídolo continuou com a parceria e há dois meses anunciou o lançamento dos ForeverSkills Digital Collectibles – oito artigos colecionáveis digitais exclusivos inspirados nas habilidades futebolísticas de Cristiano Ronaldo.
Mansões à Hollywood
O imobiliário é normalmente o setor em que qualquer futebolista aplica os seus rendimentos e Cristiano Ronaldo não foge à regra. Só que a dimensão é ao nível das maiores estrelas de Hollywood. A sua mansão na Quinta da Marinha, em Cascais, recentemente inaugurada e escolhida pela família para viver quando Ronaldo se reformar, custou 20 milhões de euros. A luxuosa mansão de CR7 tem 900 m2 de área construída. O quarto do casal, repleto de luxos, tem cerca de 300 m2 e a piscina interior é em vidro e tem uma passagem no fundo, para que seja possível ver quem está a nadar. A casa tem alguns detalhes exclusivos como uma sala de cinema e uma enorme garagem para guardar a coleção de automóveis desportivos, torneiras de ouro maciço, mármores italianos e até um mural da Louis Vuitton.
Em Portugal, entre outros imóveis, CR7 tem ainda um apartamento em Lisboa, na rua Castilho, que vale cerca de oito milhões de euros, e que se tornou conhecido porque o craque foi obrigado a demolir uma marquise ilegal, e a sua casa no Funchal, uma propriedade de quase oito milhões de euros que Ronaldo adquiriu em 2015, transformando um armazém abandonado numa mansão luxuosa com vista para o Atlântico. No estrangeiro, ainda mantém a sua casa de seis milhões em Manchester, Reino Unido, bem como a moradia na exclusiva La Finca de Pozuelo de Alarcón, em Madrid, onde viveu durante as nove temporadas ao serviço do Real Madrid, avaliada em mais de 15 milhões de euros.
Mas nem sempre há bons investimentos. Em 2022, sete anos depois de ter comprado um apartamento na famosa Trump Tower, em Nova Iorque, por 16,3 milhões de euros, acabou por vendê-lo por 6,3 milhões de euros, assumindo um prejuízo de dez milhões. Ronaldo comprou o apartamento com vistas para o Central Park a Alessandro Proto, um investidor imobiliário italiano e sócio de Donald Trump.
Microfone a voar, Ronaldo a investir
Outras das surpresas foi a aposta que o jogador fez na comunicação social. Numa operação relâmpago, Cristiano passou a ser o maior acionista do grupo que detém os títulos “Correio da Manhã”, CMTV, “Sábado”, “Record” e Now, investindo cerca de 17 milhões de euros para comprar 30% da MediaLivre. No passado, várias destas publicações lançaram reportagens polémicas que envolviam o futebolista. Foi o “Correio da Manhã” que denunciou as obras ilegais realizadas na cobertura do apartamento na rua Castilho, em Lisboa, e no Euro 2016, Cristiano arrancou o microfone da CMTV ao jornalista e atirou-o a um lago. Ao longo dos anos, o atleta teve sempre polémicas com o “Correio da Manhã”, como quando, em setembro de 2015, anunciou que iria processar o jornal, na sequência de uma notícia em que era acusado de assédio a uma jovem norte-americana. Uma “guerra” que terminou com a compra, em novembro de 2023, de 30% da MediaLivre, a empresa que resultou da venda da Cofina Media aos seus gestores.
Inspirar através dos implantes capilares
A aposta de Cristiano Ronaldo na saúde aconteceu através da Insparya, marca líder europeia de transplantes capilares. O astro do futebol entrou na empresa em 2021 após conhecer Paulo Joaquim Silva Ramos, o empresário que está na génese da empresa Saúde Viável, com operações em Portugal, Itália e Espanha. É a partir do Porto, na Foz do Douro, que o grupo faz a sua investigação na área capilar e que depois aplica nas sua clínicas espalhadas pelos três países onde está implantado. Até agora, o grupo já fez mais de 60 mil transplantes capilares em 15 anos de funcionamento, empregando 400 pessoas, fechando 2023 com uma faturação acima dos 40 milhões de euros.