Cinco tintos para acompanhar um cozido

O tinto que acompanha um cozido precisa de ter um caráter capaz de se bater com as inúmeras carnes e gorduras (Foto AdobeStock)

De Trás-os-Montes ao Alentejo, passando pelo Douro, pela Beira Interior e pela Península de Setúbal.

“Hoje há cozido.” A placa, colocada estrategicamente na montra do restaurante, anuncia que o dia é especial. Muito especial. Em casa, é sinónimo de fogão repleto de tachos e panelas e de muito convívio à mesa. Também especial tem de ser o vinho que o acompanha. Tinto, pois claro, e capaz de se bater com as inúmeras carnes e gorduras, quase todas de porco, que enobrecem um prato com diversas versões. De Trás-os-Montes às Furnas, com grão, sem grão. Neste bloco, também percorremos o país vitivinícola. Boas provas.

Quinta das Senhoras Dona Carolina Grande Reserva 2015

Beira Interior
Quinta das Senhoras
Touriga-Nacional, Touriga-Franca, Tinta-Roriz e Sousão
15,82 euros

A história da Quinta das Senhoras, na aldeia de Marialva (Mêda), é tão rica como este magnífico Dona Carolina Grande Reserva 2015, que homenageia a primeira de uma dinastia de mulheres que desde o século XIX faz destes dez hectares de vinha uma referência da região. A enologia de Carlos Silva apresenta-nos um tinto delicado e extremamente equilibrado, muito aromático e que é uma verdadeira pedra preciosa.

Lagar do Portocarro Signature 2021

Península de Setúbal
Herdade do Portocarro
Aragonez, Cabernet Sauvignon e Touriga-Nacional
14,99 euros

Mais um sucesso com impressão digital de José Mota Capitão, que em Torrão (Alcácer do Sal), entre a Península de Setúbal e o Alentejo, continua a produzir belíssimas surpresas. A presença de Cabernet Sauvignon oferece personalidade, boa acidez,
saborosa fruta preta
e sedutores apontamentos de pimentão. A madeira, na vinificação e na maturação, e os 12 meses de estágio em garrafa são a cereja no topo do bolo.

ZOM Touriga Nacional Grande Reserva 2020

Douro
Van Zeller Wine Collection
Touriga-Nacional
29,95 euros

Os amantes da sempre cativante Touriga-Nacional encontram neste ZOM Grande Reserva 2020, com assinatura enológica de Álvaro Van Zeller, uma opção de excelência. Um tinto com a madeira bem integrada, marcado por um nariz vivo, com muita fruta, notas
minerais e especiarias, e por uma boca elegante e repleta de frescura. Fiel às melhores tradições durienses, mas com horizontes a perder de vista. Perfeito.

Mestiço Perigoso 2019

Alentejo
Mestiço
Alicante e Aragonez, Syrah, Alicante, Tinta-Miúda e Lote “Sempre Cheio” Branco
22 euros

O popular chef Ljubomir Stanisic também tem uma costela de enólogo e, na companhia de uma mão-cheia de amigos, lançou o projeto Mestiço. Uma dezena de vinhos, do Douro ao Alentejo, que merecem ser conhecidos, como este Perigoso 2019 – feito na Adega Monte Branco com Inês Capão e Luís Louro –, à sua imagem e semelhança. Tem nervo e coração. E alma. Um tinto complexo que promete crescer em garrafa.

Palácio dos Távoras Bastardo Vinhas Velhas 2020

Trás-os-Montes
Costa Boal
Vinhas Velhas
28 euros

António Boal soma e segue no mundo dos vinhos. E nem o facto de ter apostado em várias regiões o dispersa. Cresce de forma sólida, ocupando, com toda a justiça,
um lugar no pelotão da frente da vitivinicultura nacional. Este tinto é um belíssimo exemplo disso mesmo. Aromático e saboroso, tem na genuinidade o melhor dos predicados. A frescura sugere o requinte que a enologia de Paulo Nunes tão bem interpreta.

NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais.
As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto