
O Dia dos Namorados é uma excelente razão para abrir uma garrafa de espumante.
Neste bloco, cinco espumantes. Diferentes regiões, diferentes preços, diferentes experiências, uma certeza – vale a pena ter (pelo menos) um destes cinco vinhos no frigorífico. Surpreenda a cara-metade. E boas provas.
Espumante Muros Antigos Alvarinho 2022
Vinhos Verdes
Anselmo Mendes
Alvarinho
15 euros
Obtido a partir de uvas produzidas na Quinta da Torre, situada na sub-região de Monção e Melgaço, estreia Anselmo Mendes num espumante 100% Alvarinho. Nariz distinto com profundidade aromática, embalada pela flor de laranjeira, e irresistíveis apontamentos de biscoito. Na boca, mostra-se muito equilibrado, refrescante, leve, persistente e extremamente gastronómico. Mais um sucesso do Senhor Alvarinho.
Adega São Mamede Reserva Brut Nature Chardonnay e Arinto 2022
Lisboa
Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa
Chardonnay e Arinto
13,45 euros
A Adega de São Mamede da Ventosa decidiu comemorar o 66.º aniversário lançando no mercado o seu primeiro espumante. O trabalho enológico de António Ventura e João Rodrigues apresenta-nos um vinho que confirma a evolução do produtor lisboeta de Torres Vedras, apostado, desta vez, numa referência polivalente, capaz de conquistar os mais diversos apreciadores. Bom volume, fresco e saboroso. Promete.
Quinta D’Aguieira Espumante Millésime Brut Nature 2017
Bairrada
Aveleda SA
Chardonnay, Maria Gomes/Fernão Pires e Touriga-Nacional
30 euros
A superior qualidade deste espumante resulta de um criterioso processo de produção. O resultado é um vinho cremoso, com corpo e acidez muito bem doseados, extremamente elegante, de bolha fina e persistente, com complexidade e profundidade únicas. O brioche extasia o nariz e a frescura faz salivar. Neste caso, a excelência tem seguramente três rostos: Diogo Campilho, Rui Viana e Valérie Lavigne. Soberbo.
Espumante de Vinho Verde DOC Branco Terras de Felgueiras
Vinhos Verdes
Vercoope
Arinto, Azal, Loureiro e Trajadura
5,50 euros
A Vercoope, que alberga sete cooperativas de Vinhos Verdes (Amarante, Braga, Guimarães, Famalicão, Felgueiras, Paredes e Vale de Cambra), continua a fazer um precioso trabalho junto de milhares de viticultores. Sempre competente, algumas vezes com nota alta, como acontece neste espumante, trabalho enológico de João Gaspar e a garantia de um vinho jovem, cremoso e equilibrado. Os apreciadores tradicionais agradecem.
Soalheiro Espumante Bruto Nature 2021
Vinhos Verdes
Soalheiro
Alvarinho
26 euros
Inspirado no vinho Soalheiro Nature, trata-se de um espumante fora da caixa. Tem por base o método ancestral de produção. Contudo, a introdução de pérolas de leveduras – visíveis no último copo, de sabor neutro e comestíveis – provoca o início da fermentação secundária em garrafa, uma inovação que lhe rasga horizontes. Nariz com apontamentos de pão e mineralidade. Boca saborosa e complexa. Uma bela surpresa.
NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto