App vai ajudar a combater ciberbullying

Tozi, lançada pela Fundação Vodafone e Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, inclui informações, vídeos e botão para linha de apoio.

A Fundação Vodafone e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lançaram uma aplicação (app) para telemóveis que quer ajudar a combater o ciberbullying e promover a segurança online entre crianças e jovens. A Tozi apresenta conteúdos educativos, vídeos informativos e até um botão de acesso à Linha de Apoio à Vítima. No próximo ano, arranca uma campanha de sensibilização nas escolas.

O uso crescente de tecnologias digitais e plataformas online acarreta “desafios e ameaças” a nível da “privacidade, do bem-estar e da segurança”, sendo necessário “capacitar jovens e crianças, fornecendo-lhes ferramentas e conhecimentos que os ajudem a navegar no mundo digital de forma responsável, segura e consciente”, explica Ana Mesquita Veríssimo, gestora da Fundação Vodafone em Portugal. Por isso, a fundação uniu-se à APAV para criar uma aplicação que “visa desenvolver competências como a identificação de comportamentos de risco e a adoção de boas práticas de proteção digital”, atuando de forma “preventiva”.

A versão portuguesa, que está disponível desde novembro na Apple App store e na Google Play Store, resulta da adaptação da aplicação irlandesa. Nela estão reunidos “conteúdos informativos que ajudam a gerir a vida online de forma segura, apresentados em formatos inovadores, como artigos, dicas, questionários, factos e vídeos que narram histórias de personagens fictícias”, desenvolvidos cuidadosamente para serem atrativos a jovens com idade igual ou superior a 12 anos e para poderem servir como ferramenta de apoio a pais e professores, especifica Ana Mesquita Veríssimo. A app permite, ainda, ligar diretamente para a linha de apoio à vítima (116 006) da APAV, que poderá orientar os jovens em dificuldades.

A aplicação móvel é uma extensão de outras ações da Vodafone para criar uma sociedade digital mais inclusiva e segura. Durante o próximo ano, em parceria com a APAV, serão realizadas ações de sensibilização em escolas. A intenção é abordar temáticas como o bullying, o ciberbullying e a segurança online, com o objetivo de envolver alunos, professores e encarregados de educação, criando um espaço para a partilha de conhecimento e discussão sobre boas práticas digitais.