Volta a Portugal em vinhos brancos

(Foto: Pexels)

Cinco referências que merecem ser desfrutadas.

Ao longo do verão, se for para fora cá dentro, aproveite essas viagens de lazer em família ou com amigos para conhecer melhor alguns dos vinhos produzidos no nosso país. De Sabrosa a Alter do Chão, passando por Amarante, Sernancelhe/Armamar e São Pedro do Sul. Boas provas.


Tapada da Fonte Branco 2023

 

Alentejo
Pista Wines
Alvarinho, Arinto e Verdelho
11,50 euros

O projeto de António Pista em Alter do Chão continua a consolidar-se e a dar frutos. A segunda edição do branco, com enologia de Joachim Roque e Ana Paulino, é um excelente exemplo dessa evolução. Apesar dos justos elogios arrecadados na estreia, este Tapada da Fonte Branco 2023 revela estar bem acima do anterior. O caráter tropical e os apontamentos cítricos e florais resultam num registo intenso, elegante e sedutor. Um grande vinho, alentejano e cosmopolita.


Titan of Távora-Varosa Branco Daemon 2020

Távora-Varosa
Luís Leocádio
Gouveio, Cerceal e Malvasia Fina
22,50 euros

A mestria de Luís Leocádio não se limita ao Douro. Em 2018, o projeto pessoal do (re)conhecido enólogo ultrapassou a fronteira e instalou-se em Távora-Varosa (Sernancelhe e Armamar), região de espumantes, mas onde há cada vez mais vontade de fazer bons vinhos. É o caso deste branco, que tem trilhado caminho e mostrado ao que vem. Imagine um espumante sem bolhas. Essa é a porta de entrada para Daemon. Personalidade, volume e excelente acidez. A descobrir.


Três Bagos Reserva Branco 2022

Douro
Lavradores de Feitoria
Viosinho, Gouveio e Rabigato
8,99 euros

O enólogo Paulo Ruão e o consórcio de produtores sediado em Sabrosa apresentam um reserva branco que reflete, em pleno, a região. Ou não fossem as três castas oriundas das três sub-regiões do Douro. Aroma intenso e delicado com muita fruta fresca e apontamentos de baunilha. Na boca, a frescura e a generosa acidez somam pontos, assim como a multifacetada polivalência gastronómica. A caminho das Bodas de Prata, a Lavradores de Feitoria oferece um vinho de ouro.


Vale dos Santos Avesso 2021

Vinhos Verdes
Dos Santos
Avesso
8,10 euros

Cláudio dos Santos tem razões para sorrir. A longa maratona iniciada há quase década e meia, com a revitalização das duas propriedades da família, em Vila Meã, Amarante, tem cada vez mais reconhecimento nacional e internacional. Este Avesso 2021, assinado pelo enólogo António Sousa, é uma boa surpresa. Trata-se de um branco de combate, com nariz a fruta de caroço e citrinos, cremoso, que na boca mostra todo o seu potencial e uma incisiva acidez. Para desfrutar ou guardar.


Lugar do Gato Branco 2021 Edição Limitada

Dão
Quinta do Gato
Cepas velhas com mais de 50 anos
45 euros

Após largos anos na região vinícola suíça do cantão de Vaud, Celeste Bento e família regressaram a São Pedro do Sul e iniciaram um projeto que arrancou em 2021. Com trabalho enológico do conhecedor António Pina, esta mistura de castas da Quinta do Gato, plantadas há mais de meio século, resulta num vinho elegante, recheado de aromas, sabores e com muita frescura. Uma verdadeira preciosidade e um ilustre embaixador da sub-região Terras de Lafões.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto