Desde 1915 que a Victoria Shoes calça o país vizinho. Esta marca nasceu em La Rioja, no norte de Espanha, pelas mãos de Gregorio Jimenez. São muitos anos de histórias inspiradas nas tendências do momento para criar coleções trendy com um lado bastante artesanal e inovador, mas sempre com uma grande preocupação com o Planeta.
As sapatilhas Victoria, desde a sua fundação, que se tornaram um caso de sucesso e têm vindo a crescer. Tudo começou com uma história de amor, Gregorio Jimenez cria as primeiras sapatilhas a que deu o nome da sua mulher Victoria, o grande amor da sua vida. Em 1928 mudaram de La Rioja para Logroño – a 24 km da primeira fábrica e onde se encontram atualmente – para poder ampliar as instalações e assim responder à enorme procura.
O fundador, em 1950, revolucionou a produção dos modelos de sapatilhas ao juntar o inovador processo de vulcanização criando as “Inglesas”. modelo icónico desenvolvido através da aplicação de sola de borracha natural à parte superior feita em lona 100% algodão, tornando-se as “sapatilhas de verão” por serem confortáveis, práticas e fáceis de usar. No ano de 1985, 35 anos depois, a marca regista a sua icónica assinatura “V” bicolor curvada colocada na lateral das suas sapatilhas.
Depois de conquistar o público feminino, desde a década de 1950, no outono-inverno de 2022 lançou a coleção “Victoria 1985”, modelos de sapatilhas retro que refletem o dinamismo do símbolo “V” a pensar num público masculino amante da moda e das tendências. É homenageada uma década lendária da cultura urbana a sneakerhead com forte inspiração athleisure para aqueles que não abrem mão do conforto mas, ao mesmo tempo, pretendem dar um toque sofisticado ao look. Em todos os modelos da coleção “Victoria 1985” são utilizados materiais mais nobres, como uma inovadora palmilha memory foam, que se adapta ao uso e à forma do pé.
Em 2023 foi o ano de novos desafios para a marca ao lançar a “Victoria Things”, a primeira coleção de acessórios onde se destacaram as malas, mochilas, tote-bags, porta-moedas e necessaires. Concebidos em lona 100% algodão Eco; que têm como inspiração e conceção as famosas “Inglesas”; versáteis, duradoiros e fáceis de usar e de lavar.
A Victoria Shoes desenvolve coleções a cada seis meses que podem chegar a ter 300 pares diferentes. Atualmente é uma marca líder em Espanha e vai além fronteiras onde está presente em mais de 54 países espalhados pelos quatro cantos do mundo.
O poder de uma consciência sustentável
Durante mais de um século, a Victoria Shoes juntou amor, tradição, inovação, design e sustentabilidade, graças aos elevados padrões de qualidade que fazem parte do seu ADN.
A marca sabe que o planeta corre perigo e que é preciso caminhar na direção certa. Assim nasce o projeto DEAR WORLD que reflete o compromisso com a preservação do meio ambiente através de uma produção com materiais e matérias primas naturais ou recicladas locais e de uma produção feita em instalações inovadoras, eficientes e sustentáveis.
As solas, por exemplo, são feitas com óleos vegetais ou materiais 100% reciclados, misturando-se com materiais inovadores como redes mesh e algodões ECO (atribuído com o selo “sustentável”). Algodão esse que é cultivado, fiado e tecido em Espanha, com vantagens para a produção, assegura uma maior garantia na qualidade do produto final, promove a economia local, reduz o transporte e as deslocações das matérias primas, poupa o meio ambiente e contribui para redução da pegada ambiental da marca e dos seus produtos.
2024, ano da ousadia
Nesta estação fria, a Victoria Shoes conta com uma nova coleção, com um cunho bastante diferenciador no universo da moda, mais arrojada e audaz com propostas que desafiam as conjugações de cores e padrões. A paleta de tons é composta por bordeauxs, castanhos-chocolate e verde-garrafa, conjugados com o verde caribe, o azul elétrico, ou o carmim. Os tons metálicos também estão presentes, uma forte tendência outono-inverno, brilhantes e futuristas, entrelaçam-se com tecidos e materiais envelhecidos, onde criam uma fusão entre o moderno e o vintage.
A nova coleção da Victoria Shoes foi pensada para explorar novos caminhos e desafiar normas. Conheça cada modelo ao detalhe e deixe-se inspirar:
“Smash”- para os fãs de streetwear este modelo, com inspiração retro, conta com a junção de elementos que mistura camurça, pele, animal print, detalhes metálicos e nylon. Com um interior em microfibra e turco de algodão, solas de borracha natural bicolor e um acabamento lavado e desgastado.
“Rush”- modelo desportivo com características das sapatilhas “Victoria 1985”, com combinações de craquelês, estampados, camuflados em jacquard, malha de nylon no interior e solas de borracha natural.
“Dublin” – linha criada a partir do estilo urbano e cosmopolita das grandes cidades europeias, assim desta nova coleção surgem as Dublin em versão mocassin (em pele brilhante, sola com 5 cm texturada com linhas verticais) e as Chelsea ou Army boots versão botas e botins. Uma grande variedade de estilos, alturas e detalhes, atacadores a fivelas.
“Barcelona Ciclista” – Para os amantes das plataformas surgem as “Barcelona Ciclista” são a junção e uma versão renovada dos dois modelos anteriores (“Barcelona” e “Berlim Ciclista”). Uma alternativa para quem procura o conforto de uma sapatilha aos sapatos de salto alto, uma tendência com uma dose de sofisticação. As cores fortes imperam, onde se pode encontrar o azul elétrico, fúcsia, verde-caribe, rosa choque, metalizados e detalhes em gliter.
“Seul” – em versão monocromática, microfibras craqueladas, xadrez, efeitos metálicos granulados, animal-prints e o pêlo de carneiro, assim surgem as “Seul”. Com sola semi-translúcida em tons caramelo – âmbar, em resina fossilizada de origem vegetal.
“Cosmos” – Estas sapatilhas em nylon metalizado são ultraleves. Existem também opções monocromáticas em verde, vermelho, castanho-chocolate e preto.
Além da coleção de calçado, a Victoria Shoes lançou também uma nova linha de acessórios em nylon acolchoado em cores metalizadas, em prata e platina, além do clássico preto, que enriquecem qualquer look. Conta com uma grande variedade de sacos, shoppers, mochilas, bolsas, porta-moedas e para quem precisar de um espaço extra para transportar objetos essenciais as pochetes XL são um must da estação.
Uma marca centenária na vanguarda da moda que pensa no conforto e no estilo, com capacidade de se adaptar às últimas tendências.
*A Notícias Magazine viajou até Logroño para conhecer as instalações, a convite da Victoria Shoes.