Um Dacia para chegar muito longe

A motorização bi-fuel permite uma autonomia de 900 quilómetros. Estética muito acertada faz virar cabeças.

Esta versão do Dacia Sandero (grupo Renault) começa por dar nas vistas com uma estética muito agradável, em especial nesta versão Stepway Extreme. A suspensão mais alta do que a versão normal, com aplicações em plástico e robustas barras no tejadilho, dá-lhe um ar de todo o terreno (e consegue fazer algumas brincadeiras, graças à função Extended Grip) e, acima de tudo, permitem-lhe distinguir-se no meio do trânsito.

O interior é simples, mas ergonómico, os plásticos, sendo rijos, já não têm a aparência low-cost que marcou o arranque da marca na Europa. Em termos de equipamento, pouco falta ao Sandero, seja o ar condicionado automático, os sensores de luz de chuva, ou o Android Auto e Auto™ e/ou Apple CarPlay™.

O motor tricilíndrico debita 100 cavalos que, se no papel parecem curtos, na vida real conseguem imprimir uma vivacidade insuspeita ao Sandero. Se a isto juntarmos uma suspensão virada para o conforto, temos a cereja no topo do bolo. Nota menos para a direção demasiado leve e alguns ruídos aerodinâmicos. Esta bela surpresa da Dacia custa a partir dos 16 150 euros (versão Essential).

Características

  • Dimensões Mede 4,09 metros de comprimento, 2,6 m de distância entre eixos, 1,84 m de largura (retrovisores recolhidos) e 1,58 m de altura. A bagageira leva 328 litros.
  • Consumos Conseguimos fazer 6,1 l/100 km a gasolina e 7,3 l/100 km a GPL (custa, em média, 90 cêntimos por litro). O depósito de gasolina leva 50 litros e o de GPL 40 litros.
  • Equipamento A versão ensaiada tinha, ainda, ar condicionado automático, assistência à travagem de emergência, controlo de estabilidade e ajuda ao arranque em subida.