Um brinde ao verão enquanto houver um raio de Sol

(Foto AdobeStock)

Aqui ficam cinco sugestões tão diferentes e especiais: um champagne, um rosé do Douro, um Porto 30 anos branco, um gin espanhol e um vinho verde loureiro.

Setembro marca o regresso à rotina e fica marcado pelo final do verão. No entanto, não falta quem só agora desfrute dos primeiros dias de férias. Pois é a esses veraneantes tardios que este bloco é dedicado. Boas provas.

Chandon Grand Vintage Branco 2016

Champagne (França)
Casa Moët & Chandon
Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier
85,50 euros

Trata-se de um champagne especialíssimo que conheceu agora a luz do dia. Ou não fosse o 77.º Vintage Branco lançado pela distinta Casa Moët & Chandon em quase três séculos de existência. E esse anunciado cartão de visita confirma-se em todos os momentos da prova. Muita fruta, ainda mais frescura, apontamentos exóticos e uma personalidade distinta e vibrante. “Crème de la crème”.

Costa Boal Homenagem Reserva Rosé 2023

Douro
Costa Boal Family Estates
Touriga-Nacional, Touriga-Franca e Tinta-Roriz
80 euros (1,5 litros)

Produzido a partir de castas tradicionais durienses, de uma vinha plantada há quase seis décadas, acaba de chegar ao mercado um auspicioso vinho que marca a entrada do conceituado produtor no segmento dos rosés topo de gama. Mas que é também uma homenagem a Augusto Boal, pai de António e avô de Carolina, que elevam bem alto a tradição familiar. Uma edição limitada, apenas em formato magnum, de uma finura ilimitada.

Quinta dos Corvos Porto 30 Anos Branco

Douro
Quinta do Estanho
Malvasia, Arinto, Viosinho, Gouveio e Rabigato
110 euros

Trinta e cinco anos depois de Jaime Cardoso ter adquirido a Quinta dos Corvos, a excelente qualidade deste Porto 30 Anos Branco é um dos muitos exemplos que confirmam a sapiência do saudoso produtor ao associar a propriedade situada na margem direita do rio Pinhão à Quinta do Estanho. Com Luís Leocádio a assinar mais um belíssimo trabalho enológico, trata-se de um vinho elegante, vigoroso, espesso e com um final de boca infindo. Magnífico.

Gin MG Paradiso

Espanha
Gin MG
Zimbro, lúcia-lima, erva-príncipe, gengibre, pimenta sichuan e bergamota
19,90 euros (70 cl)

É o resultado da parceria entre o afamado Giacomo Giannotti, fundador do bar catalão Paradiso, e do popular produtor espanhol Gin MG. Um trabalho irreverente que alia inovação com tradição e que se traduz num blend muito aromático, com notas picantes e tropicais. Simplesmente com água tónica ou como protagonista dos mais variados cocktails, é uma excelente forma de saborear o verão em qualquer altura do ano.

Loureiro Private 2020

Vinhos Verdes
Anselmo Mendes
Loureiro
28 euros

Conhecido muito justamente como “Senhor Alvarinho”, Anselmo Mendes procura dar agora os mesmos novos mundos ao mundo do Loureiro. E este Private 2020 é um exemplo perfeito do meticuloso trabalho de investigação realizado pelo enólogo nos últimos anos. Qual filigrana vinícola, possui um irrepreensível equilíbrio entre concentração e frescura, mantendo a identidade e o caráter da casta. Tradicional e cosmopolita. Fantástico.

NOTA – As bebidas apresentadas foram enviadas pelos produtores e selecionadas após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto