Suflê de camarão

Para o final de ano, sugiro-vos uma receita para aproveitar claras que possam ter sobrado dos doces de Natal.

O ovo tem 13 nutrientes essenciais e é uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico. A gema contém praticamente todas as vitaminas (exceto a vitamina C), proteína e gordura. Já a clara é maioritariamente constituída por água e proteína, principalmente albumina. O colesterol presente no ovo tem pouco impacto no colesterol sanguíneo. Pessoas saudáveis podem comer até um ovo por dia, desde que integrado numa alimentação equilibrada.

  • 60 mins
  • intermedio
  • 2

Ingredientes

2 claras
200 g camarão
2 colheres de sobremesa de amido de milho
200 ml água de cozedura do camarão
q.b. salsa picada
q.b. piripíri

  1. Coze-se o camarão em água temperada com piripíri a gosto. Descascam-se os camarões colocando as cascas em 300 ml da água de cozedura. Com uma varinha mágica, trituram-se as cascas e depois coa-se a água resultante. Necessita-se de cerca de 200 ml.
  2. Cortam-se os camarões em pedaços e pica-se a salsa.
  3. Dissolve-se o amido de milho numa colher de sopa de água fria.
  4. Leva-se ao lume os 200 ml da água coada que reservámos, assim que ferver, adiciona-se o amido de milho dissolvido e mexe-se até engrossar. Desliga-se e envolve-se o camarão e a salsa.
  5. Programa-se o forno a 180 graus.
  6. Depois de arrefecer ligeiramente, envolvem-se as claras batidas em castelo no preparado de camarão.
  7. Transfere-se para ramequins untados com creme vegetal e leva-se ao forno até cozinharem (demora cerca de 30 minutos) e ficarem dourados. Serve-se de imediato.