Soccial: a rede inovadora que busca felicidade e utilidade

Isabel Costa Pinto e Paulo Rodrigues fizeram pré-lançamento do conceito e preparam motor de pesquisa em linguagem natural. Acreditam que pode vir a ser o "maior centro de decisões da Internet".

Soccial, uma rede social inovadora com um motor de pesquisa em linguagem natural que se foca na colaboração, inspiração, utilidade e felicidade, já está a dar os primeiros passos. O pré-lançamento do projeto, concebido por Isabel Costa Pinto e Paulo Rodrigues, dois empreendedores formados, respetivamente, nas áreas de Gestão e Marketing e de Economia, no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, aconteceu há dias, a partir de Braga. Mas a ambição é que conquiste o Mundo e se venha a tornar o “maior centro de decisões da Internet”.

Trata-se de “uma rede com tecnologia inovadora, com comunidades e descoberta, clubes online com diferentes temáticas, chats abertos para conhecer novas pessoas com quem partilhar interesses, com novidades constantes e personalizadas” e tanto, tanto mais, descreve Isabel Costa Pinto. Incluirá um motor de pesquisa em linguagem natural, que ainda está a ser desenvolvido, para encontrar “qualquer coisa” que seja necessária, com grande especificidade.

Uma das grandes novidades do Soccial é que vai no “sentido inverso” das redes sociais existentes e “todo o conceito é virado para a felicidade, baseado nas componentes fortes de inspiração, comunidade e utilidade diária”, explica a cofundadora. Não tem publicidade e quer “ajudar as pessoas a poupar os seus recursos mais importantes, como tempo, energia, dinheiro, porque permite encontrar soluções com maior facilidade”, por estar “tudo ligado”, acrescenta Isabel Costa Pinto, sublinhando que no cerne desta rede está um “conceito de colaboração, com toda a comunidade a criar de raiz o conteúdo”

A ideia surgiu quando o duo estava envolvido noutros trabalhos e foi sendo maturada sem investimento financeiro externo. Há dias, foi feito o pré-lançamento do conceito e a história começou a ser divulgada no YouTube.

O produto desenvolvido até ao momento está disponível em https://soccial.com/e, segundo Isabel Costa Pinto, trata-se de uma “versão muito forte e avançada” da rede social, que irá ser aperfeiçoada nos próximos tempos. Já esta a atrair utilizadores, que começam a criar “comunidade”, e os fundadores esperam que ajude a conseguir o apoio necessário para irem “mais além” e avançarem com o motor de pesquisa em linguagem natural (que permite pesquisar de uma forma espontânea, detalhada e informal, tal como acontece com o nosso pensamento).