Para uma grande maioria, Touriga-Nacional, casta tinta, é sinónimo de vinho tinto. No entanto, há cada vez mais rosés no mercado e até um branco de se lhe tirar o chapéu.
Nasceu no Dão, estendeu-se ao Douro, conheceu tempos bem difíceis, mas, nas últimas décadas do século passado, a casta Touriga-Nacional ressuscitou pujante, chegando, com o passar dos anos, a quase todas as regiões nacionais e a algumas no estrangeiro. Boas provas.
Herdade da Amada Touriga Nacional Tinto 2022
Alentejo
Herdade da Amada
Touriga-Nacional
18,95 euros
Situado em Elvas, este projeto que agora chega ao mercado tem por base a paixão por vinhos da família Marvanejo, que em 2018 adquiriu a histórica Herdade da Amada. José Luís Marmelo (viticólogo) e Bruno Pinto da Silva e Susana Esteban (enólogos) são nomes que dão garantias de sucesso, assim como esta primeira edição Touriga Nacional, que desbrava o melhor caminho. Elegante e harmonioso. Promete crescer em garrafa.
Vallado Touriga Nacional Douro Rosé 2023
Douro
Quinta do Vallado
Touriga-Nacional
8,50 euros
Trata-se de um magnífico vinho, muito fresco e com abundante sabor a frutos vermelhos, talhado para quem gosta de rosés com personalidade. Aroma floral com notas de frutos silvestres, destaca- -se pela elevada polivalência gastronómica, conseguindo, inclusivamente, protagonizar com elevado desempenho momentos de lazer. Mais um excelente trabalho enológico de Francisco Olazabal e Francisco Ferreira.
Cabriz Touriga Nacional Branco 2023
Dão
Global Wines
Touriga-Nacional
9,99 euros
Este é daqueles vinhos que nasceu para surpreender. Por ser um Touriga-Nacional… branco – o primeiro –, pelo belíssimo desempenho conseguido ao longo de toda a prova e por exibir uma relação qualidade-preço muito difícil de igualar. Com enologia de Isabel Escudeiro, surpreende ainda pela frescura crocante, que lhe confere um sedutor glamour. Uma surpresa que não se estranha. Entranha-se.
Taboadella Reserva Touriga Nacional Tinto 2020
Dão
Taboadella
Touriga-Nacional
18 euros
Um Touriga-Nacional do Dão (ou do Douro) é meio caminho andado para ser um vinho de excelência. E este Taboadella Reserva 2020, da família Amorim, não poderia ter outro destino. Com viticultura de Ana Mota e enologia de Jorge Alves e Rodrigo Costa, bate-se pelos melhores elogios. Muita e boa fruta, notável complexidade e a certeza de uma boa companhia, agora que a comida de conforto volta a ganhar assiduidade à mesa.
Quinta da Lixa Terras do Minho Touriga Nacional Rosé 2023
Vinhos Verdes
Quinta da Lixa
Touriga-Nacional
3,89 euros
Os fieis seguidores dos Vinhos Verdes têm neste Quinta da Lixa Terras do Minho Rosé 2023 uma soberana oportunidade de experimentar um Touriga-Nacional. Cor e aroma intensos, mostra-se na boca equilibrado e com boa acidez, distinguindo-se pelos apontamentos frutados e por um significativo volume. Muita fruta fresca. Dá-se bem numa jornada gastronómica com a mesa recheada dos mais variados petiscos.
NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto