Susana Romana

Rishi Sunak, Nuno Rebelo de Sousa em videoconferência e Costa no Conselho Europeu

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

O filho do presidente da República, Nuno Rebelo de Sousa, foi ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito através de videoconferência. Este torna-se assim o filme mais caro com apoio do Estado português, custou os tais quatro milhões de euros do medicamento.

2

Quinta-feira o Reino Unido foi a votos. Rishi Sunak fica agora com mais tempo livre para abraçar a sua atividade principal: ser rico a tempo inteiro.

3

O FMI discorda da medida do Governo português do IRS Jovem, que acha que vai ser uma perda considerável de receita e que não vai conseguir travar a emigração dos jovens. Se calhar devíamos fazer como o Trump e apostar num muro – mas, neste caso, para não deixar sair.

4

Quem não é jovem, mas vai emigrar é António Costa, oficialmente escolhido para presidir o Conselho Europeu. No caso dele, ir para Bruxelas é um sonho ao nível de largar tudo para ir abrir um bar de praia com ioga em Bali.

5

Costa e Montenegro aproximaram-se bastante neste processo, apoiando-se mutuamente. Foi uma coisa linda de ser ver, celebrando a amizade e a tradição tão portuguesa de gostar de conhecer as pessoas certas a quem ligar se precisar de uma cunha.

6

Com a escolha de Costa, e depois de Durão Barroso ter sido presidente da Comissão Europeia, Portugal torna-se no primeiro país a ter cidadãos seus no topo dos principais cargos da UE. Há países com muita fuga de cérebros, nós temos muita fuga de egos.

7

A utilização de garrafas de plástico pode aumentar o risco de desenvolver diabetes do tipo 2, pelo contacto com o composto químico Bisfenol A, revelou um estudo. Boa, posso lanchar um pudim de Abade de Priscos desde que só use copos de vidro.

8

A Grécia vai passar a ter uma semana de trabalho de seis dias. Vá, não se queixem, pelos neoliberais era uma semana de nove dias sem pausas sequer para fazer xixi.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 7 de julho – número 1676 – da “Notícias Magazine”]